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• Índice Geral: Educação Integral

30 Pensamentos Reflexivos para Meditação

Autor: Jon Talber e Alberto Filho[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 16 de Novembro de 2020

Neste Artigo o autor apresenta 30 Pensamentos sobre comportamento, educação, inteligência e conflitos humanos, que poderão servir como reflexões para nossas meditações.

"Inteligência não é uma qualidade que adquirimos ao final da jornada, mas, ao invés disso, no princípio, quando resolvemos caminhar em busca de respostas..."
30 Pensamentos Reflexivos para Meditação.

"O autodidatismo é aquela qualidade com a qual o indivíduo aprende a aprender todos os dias, sempre reciclando a qualidade da sua cognição e amplificando o status de sua compreensão..."

A Importância dos Pensamentos para Reflexões Pessoais em nossas vidas...

“Quando fatos concretos desmentem a história como nos contam, isso implica em afirmar que nem sempre a história como nos contam foi concebida a partir de fatos legítimos...”

Refletir sobre o viver deveria ser uma especialidade dentro de todas as pedagogias acadêmicas deste mundo. Afinal de contas, a compreensão de um mínimo sobre a função existencial do homem certamente o colocaria numa condição pró-ativa capaz de direcionar seus esforços na busca por algum objetivo verdadeiramente importante para si mesmo.

No passado, os Aforismos, Pensatas, Meditações ou Máximas eram lições ou argumentos usados como chaves para as reflexões mais profundas em torno dos gargalos existenciais do homem. São frases curtas ou pensamentos cujo significado ajuda o leitor a traçar uma linha pensênica sobre assuntos pontuais ou genéricos, mas sempre com a intenção de que reflita profundamente sobre uma ideia ou tema antes de tirar suas próprias conclusões.

A seguir o leitor vai encontrar 30 Aforismos, Pensatas, Pensamentos ou Meditações, que poderão ajudar a ampliar seu escopo de ponderações sobre temas relacionados com a Educação, Conflitos, Contradições humanas, Inteligência e Comportamento.

30 Pensamentos e Máximas para uma Reflexão sobre o Viver

  1. A Criatividade Integral é aquele status que permite ao indivíduo transformar um problema em solução, e o mais importante, sem dar origem a outros.

  2. O desejo crônico por mérito ou reconhecimento pessoal é o principal ingrediente da autocorrupção, ressentimentos e mágoas.

  3. Usar uma especialidade ou qualificação como métrica para aferir inferioridade e superioridade dentro do bioma social humano, é o mesmo que usar a palma da mão como medida eficaz para mensurar o tamanho do universo.

  4. O status que representa a Inteligência não está contido no repertório cultural ou nível de erudição de um indivíduo, entretanto, a compreensão de que nada disso o representa, já sinaliza um indício de sua presença.

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  5. Inteligente então não seria aquele indivíduo que por possuir mais conhecimentos estaria mais apto a solucionar um problema, mas, ao invés disso, seria aquele que dotado de um mínimo fosse capaz de solucionar um máximo.

  6. No entanto, inteligente ainda não seria aquele sujeito capaz de solucionar os mais complexos problemas humanos, mas, ao invés disso, aquele incapaz de criar mesmo o mais simples deles.

  7. Inteligência que se mede por meio de gabaritos ou protocolos não passa de sabedoria de varejo, aquele saber a granel disponível para todos nas prateleiras de quiosques ou tabuleiros de feiras livres ideológicas, cujos feirantes se especializaram na arte de vender ingredientes para fabricação de conflitos.

  8. Eis uma coisa que apesar de óbvia, para muitos, é quase uma revelação: O educador que não ensina seu aluno a pensar antes de falar, certamente, terá diante de si um aluno que fala sem pensar.

  9. Do mesmo modo, o educador que não ensina seu aluno a não duvidar de tudo sem antes investigar, certamente, terá diante de si um indivíduo que multiplica distorções e pensamentos patológicos sem hesitar.

  10. Para uma criança pequena sem discernimento, tanto o mau quanto o bom exemplo, ambos, não passam de simples instruções ou ensinamentos que acabarão por fazer parte do seu repertório cognitivo, e a utilidade que dará a cada uma dessas coisas vai depender do caráter do seu instrutor.

  11. O valor de uma orientação se mede pelo grau de retorno positivo depois do seu uso, e não pelo status do seu aparente pedigree social, fama do seu autor ou patrocinador.

  12. A boa orientação é aquela que não serve apenas ao beneficiado.

  13. O bom exemplo sempre começa em casa, e depois que vai às ruas, retorna cada vez mais fortalecido.

  14. No desempenho de uma profissão Vocacional nunca há o sentimento de obrigação.

  15. Para o Ego, não importa o prêmio que se disputa numa competição, desde que ele retorne da contenda com aquele sentimento de que é o vencedor.

  16. Não deveríamos nos sentir bem diante da possibilidade de praticar uma bondade assistencial, mas, apenas quando não mais existisse a necessidade de praticá-la.

  17. Bondade não é o efeito de um ato premeditado, nem uma ação condicionada a preceitos doutrinários ou sob a jurisprudência de protocolos sociais. Também não se trata de uma ação dependente da presença de um benfeitor e de um beneficiado, mas, antes disso, é um estado de espírito que existe independente da presença de obras ou autores, beneficiários ou beneficentes.

  18. Uma criança pequena, apesar de sua capacidade inata para pensar de maneira lógica e um dia talvez até de modo sensato, ainda está sob o jugo do instinto de um animal irracional. Por isso precisa ser orientada, disciplinada, contida da maneira adequada para não ferir a si mesmo, e principalmente, ao seu cuidador.

  19. Para uma criança não existem os excessos, mas apenas os resultados de suas abordagens ou investidas cognitivas na tentativa de solucionar os problemas ou desafios que o novo mundo coloca à sua frente.

  20. Uma criança pequena não é capaz de deduzir a partir de seus próprios juízos que possa existir um problema sem solução. E como ela não tem medo de errar, qualquer desafio colocado à sua frente representa apenas uma oportunidade para que seja capaz de exercitar sua criatividade.

  21. O educador por vocação não se coloca como docente de um grupo de discentes, mas como discente de um grupo de docentes.

  22. Chamar a atenção para uma falta, de modo a ajudar o infrator em seu processo de autorreciclagem, contempla duas condições: deverá ocorrer no exato momento do evento, e, salvo raras exceções, não deverá ocorrer sem o respectivo evento a servir de exemplo.

    Quem busca a solução para um problema, em primeiro lugar, deve compreender por que aquilo representa um problema.

  23. Informação não é instrução, e sim apenas a parte inicial do caminho que pode nos conduzir a esta.

  24. Para educar pelo exemplo, em primeiro lugar, precisamos compreender o que é um bom exemplo. Não o exemplo analógico, aquele semelhante a uma receita de bolo ou gabarito formal, e sim aquele que ensina espontaneamente, de modo passivo, não premeditado, e na maioria das vezes, sem o uso de palavras.

  25. Numa sociedade patológica criada a partir das distorções, seu modelo pedagógico mais edificante é o caos.

  26. O educador que não se preocupa com sua própria cognição, jamais irá permitir que seus alunos progridam além daquele patamar já alcançado por ele.

  27. Em um debate onde se busca de uma solução consensual, não se busca quem está com a razão, mas apenas onde está o bom senso.

  28. Esforço conjunto é quando todos se unem em busca de uma solução coerente para a resolução de um problema coletivo, e o mais importante, sem levar em conta o status pessoal, qualificação, credo ou etnia de cada membro do grupo, e sempre considerando aquilo que é capaz de beneficiar a maioria.

  29. O homem que compreendeu o que é a vida, já sabe que o viver faz parte dela, mas de maneira alguma a representa na íntegra.

  30. Por fim, leia e releia este conteúdo. Afinal de contas, a reflexão é um status que permite ao leitor ampliar o padrão de sua compreensão, abrindo muitas vezes espaço para a elucidação de dramas, conflitos ou gargalos existenciais que não se resolveriam de outra forma.

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Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
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Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Consciencial.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma rede social.

Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral. É também escritor de contos infantis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

Mais artigos dos autores em: https://www.mundosimples.com.br

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