Ideias para Criação de Atividades Didáticas de grande valor educativo sem uso de materiais, ou quase...
É o tipo de literatura que tem uma maior aceitação entre a maioria das crianças. No entanto, se alguns critérios básicos não são considerados, todo nosso esforço em incentivá-las à leitura pode terminar antes mesmo de começar. Então, além de boa vontade, também vamos precisar conhecer algumas técnicas para nos ajudar nesse processo.
Além disso, pesquisas pedagógicas já comprovaram que a criança aprende mais vendo e ouvindo histórias impressas do que por meio de imagens audiovisuais. O que ocorre com o material impresso é que ele é possível de ser tocado, e muitas vezes por iniciativa da própria criança, sem contar que as imagens estáticas associadas a textos se fixam melhor no cérebro do que as versões virtuais em movimento.
Idade: 18 meses - 6 anos
Série: Maternal, Básica, Pré-escola, etc.
O Que as Crianças Aprendem com Os Livros Ilustrados?
Todas as Pesquisas evidenciam que a leitura para a criança é a coisa simples mais importante que os pais podem fazer caso tenham a intenção de prepará-las para obter êxito em sua futura vida acadêmica.
Por meio dos contos ilustrados a criança consegue associar aquilo que está ouvindo com as respectivas gravuras. E essa associação é fundamental para formação de suas primeiras sinapses cerebrais complexas.
O livro impresso com suas ilustrações estáticas, para o processo de memorização, é mais importante que os filmes animados com imagens em movimento. Nosso cérebro é preguiçoso, trabalha com uma carga de apenas 12 Volts, por isso é capaz de fixar melhor uma imagem estática que outra animada, especialmente nessa fase etária. Lembre-se sempre de que, uma animação, ao contrário de uma imagem estática, é formada por dezenas de imagens diferentes.
A leitura em alto e bom tom ajuda a criança a entender o objetivo da palavra impressa e a construir seu vocabulário.
A leitura também prepara a criança para reconhecer e entender as novas palavras, porque ela agora vai saber que, além de significarem alguma coisa, saberá exatamente qual é esse significado.
Livros com pinturas e gravuras ajudam a criança a se familiarizar com esse processo. É importante lembrar que esses livros, além de poucas páginas, deverão apresentar ilustrações grandes e sem fundos complexos que tornem a figura principal difusa. Deverão ainda ter cores, mas sem exagero, e o mais importante, pouco texto.
Dicas para Atividades:
Faixa Etária: Entre 0 a 3 anos
Pegue algumas marionetes, ou então faça suas próprias usando meias velhas, cola e restos de tecido. Deixe a criança representar uma cena simples, ou parte de um diálogo que faça parte da história.
Dê a ela autonomia total na representação do seu papel, mas ajude-a a usar linguagem e expressões corretas, fazendo perguntas simples tais como: "Por que você está apontando para cima?"
Coloque o livro sobre uma mesa e improvise um jogo da memória. Peça para ela memorizar uma ilustração e então para fechar seus olhos. Pergunte então de quantos objetos ou cores da ilustração é capaz de lembrar.
Faixa Etária: Acima de 3 e até 4 anos
Brinque com ela de "Quem sou eu?". Primeiro leia um conto. Depois, crie um enigma inspirado nos objetos e personagens desse conto. Por exemplo, imagine que exista no conto um personagem com características como estas que você passaria para ela: "Eu sou um menino. Eu gosto de ajudar as pessoas. Tenho o cabelo ruivo e uma camisa vermelha. Quem sou eu?" Depois de apresentar alguns enigmas, peça para que sua criança crie suas próprias versões.
À medida que você lê a história com a criança, escolha um objeto ou pessoa que aparece com frequência ao longo da trama. Peça para que fixe sua atenção nestes detalhes durante toda leitura. Peça depois para ela imaginar como a história seria diferente, se estes objetos ou pessoas, não fizessem parte do conto.
Faixa Etária: 5 anos e 6 anos
Crie seu próprio livro de gravuras com as cenas de uma recente viagem de férias, festa de aniversário, passeio no campo ou na praia. Pergunte então a criança o que o livro significa. Juntos selecione fotografias para ilustrar melhor a história.
Peça a criança para explicar, com as palavras dela, o que sente ao ver cada página do livro, assim como os porquês. Peça para que reflita e analise como as cores, os personagens, a trama, a sequência, ou outros elementos, ajudam a compor o enredo da história.
Regras e Desenvolvimento das Atividades:
O ambiente e a hora de cada seção de leitura contam muito. O importante é que se torne um hábito, e para isso regularidade e pontualidade são quesitos não negociáveis. Prefira horários com pouca movimentação em volta, e o mais importante, nessa hora, desligue TV, computador e aparelho celular. É um tempo curto e precioso demais, que não pode ser desperdiçado com interrupções facilmente evitáveis. A seriedade da atividade é um dos segredos para organizar e disciplinar do irrequieto cérebro infantil.
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Editoria de Educação do Site de Dicas.
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Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
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