Autores: Jon Talber e Alberto Grimm[1]
Atualizado: 20 de Maio de 2022
A perda de tempo é medida pela quantidade de tentativas, multiplicado pelo número de projetos sem utilidade realizados.
Talvez o mais emblemático paradoxo de um processo de escolha seja o excesso de aparentes boas soluções disponíveis.
Embora o homem frequentemente reclame do excesso de opções em suas escolhas, dificilmente demonstra contentamento ao dispor de apenas uma opção.
Os erros são partes integrantes e inseparáveis de qualquer modelo decisório.
Embora o homem sinta-se oprimido pela obrigação de fazer escolhas, não demonstra nenhum contentamento quando as escolhas lhe são negadas.
Embora a certeza de nossa escolha elimine nossas dúvidas, isso não quer dizer que estejamos certos.
Antes de tomar uma decisão, o homem sensato deveria ponderar se apenas suas certezas o qualificam a tomar a decisão certa.
Um dos maiores problemas do processo de escolha ocorre simplesmente porque, para o homem, todas as opções disponíveis parecem vantajosas.
Não é o excesso de possibilidades que deixa o homem confuso e frustrado em suas escolhas, e sim a impossibilidade de ficar com todas as opções disponíveis.
Desde que o ato de saber escolher transformou-se em uma especialidade profissional, a fabricação de novas opções de escolha transformou-se em um promissor nicho de mercado.
Antes de tomar uma decisão a partir de opiniões, considerar outros pontos de vista, além de uma necessidade, é um gesto de sensatez.
Em caso de dúvidas, as pessoas preferem escolher em grupo para não assumir individualmente a responsabilidade por eventuais equívocos.
Durante o processo para a escolha de um político, sempre prefira aquele que promete menos, e assim terá poucos motivos para se arrepender depois.
A quantidade de escolhas disponíveis é diretamente proporcional ao tamanho de nossa confusão interior.
O conflito humano tem início quando o homem se recusa a abrir mão de suas escolhas, e acaba quando ele não tem mais escolhas das quais possa abrir mão.
Jon Talber - jontalber@gmail.com
O autor é Escritor, Pedagogo especializado em Educação Integral e Holística e Filósofo Taoísta.
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Holística.
Os autores não possuem Websites, Blogs ou páginas pessoais em nenhuma Rede Social.
Mais artigos dos autores em: https://www.mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site