Autor: Alberto Filho - Revisor[1]
Atualizado: 02 de Janeiro de 2025
"Educa-se mais com Exemplos do que com Palavras..."
Quando eu tinha meus dez anos, manifestou-se em mim uma revolta íntima que me levaria por certo a um perigoso complexo de inferioridade. É que não me conformava com a pobreza em que vivíamos, a ponto de magoar meus pais.
Certa ocasião, nas vésperas do natal, papai comprou-me um par de sapatos, de qualidade inferior. Quando cheguei em casa, chorei amarguradamente, pois desejava um de melhor qualidade, como alguns dos meus companheiros e vizinhos, para apresentar-me na festinha da escola.
Quando me acalmei, mamãe, que tinha procurado convencer-me de que não faria má figura, saiu comigo, levando embrulhado, sem que eu percebesse, o meu par de calçados velhos.
Ia cumprir a promessa que fizera a uma amiga de levá-los ao seu filho, mais ou menos da minha idade, pois o pai dele estava desempregado.
Antes que ela me dissesse qualquer coisa, compreendi que a tragédia do menino era bem maior do que a minha.
De volta, carinhosamente, mamãe comentou aquela boa lição que se gravou de maneira indelével em minha alma e até hoje, nos momentos de dificuldade, me serve de estímulo...
"A nossa desgraça, se avaliarmos bem, é sempre menor que a do nosso próximo..."
Relato de: B. Neves, Cidade de São Paulo - Brasil
Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É orientador em Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Tradutor, Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos dos autor em: https://www.mundosimples.com.br