Enigmas Lógicos Ilustrados
Você é o Detetive:
O Caso do Sequestro do Papagaio da Duquesa Bol Sá Cheia

Enigmas Lógicos Ilustrados - O Caso do Sequestro do Papagaio da Duquesa Bol Sá Cheia
Desta vez o Inspetor Arruda foi chamado à mansão da milionária Duquesa Bol Sá Cheia, local onde seu Papagaio Poliglota de estimação fora sequestrado.

Os sequestradores pediam como resgate, Dois Milhões de dólares. Só que a Duquesa já pagara o resgate, e nada de ter seu papagaio de volta.

Ela disse que seu mecânico particular recebera a mensagem por escrito com o pedido de resgate, e depois de ler o Bilhete, lhe avisou desesperado.

Enigmas Lógicos Ilustrados - O Caso do Sequestro do Papagaio da Duquesa Bol Sá Cheia
Ao Inspetor, disse o mecânico: “Lembro bem, foi num dia como hoje, e eu também estava desmontando um motor quando recebi o bilhete, e na ânsia de ler o que estava escrito, nem limpei as mãos. Foi um choque, e como sou muito sentimental, até chorei de emoção...”

Depois de ler e reler o bilhete, depois de analisar profundamente o caso, o Inspetor concluiu que o mecânico estava mentindo. O que levou o Inspetor a essa conclusão? Pense bem e apenas depois confira a Resposta.

Enigmas Lógicos Ilustrados - O Caso do Sequestro do Papagaio da Duquesa Bol Sá Cheia
Resposta do Enigma:
O Inspetor Arruda, tem certeza que o mecânico está envolvido no sequestro do papagaio. Ao analisar o bilhete com o pedido do resgate, ele viu que a folha de papel estava limpinha, sem marca nenhuma de sujeira ou graxa.

No entanto, se, como o mecânico afirma, recebeu e leu o bilhete na hora em que estava desmontando um motor, deveria ter sujado de graxa o papel. Assim, como o bilhete estava limpo, ele só poderia estar mentindo por estar envolvido no golpe.

• Outros Enigmas Lógicos Ilustrados