Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Uma mula, sempre folgada pelo fato de não trabalhar e ainda assim receber uma generosa porção de milho como ração todos os dias, sentia-se uma privilegiada dentro do curral.
Por isso, mesmo era pura vaidade, e arrogante comportava-se como se fosse mais importante que todos os demais animais do grupo.
E presunçosa, confidenciava consigo mesma: "Meu pai, certamente, deve ter sido um grande e Belo Raça Pura. Sinto-me orgulhosa por ter herdado toda sua graciosidade, resistência, beleza física e gestos nobres..."
Ocorre que, pouco tempo depois, ao ser levada à uma longa jornada como um simples animal de carga, cansada de tanto caminhar com pesados fardos às costas, murmura desconsolada: "Talvez tenha cometido um erro de avaliação. Meu pai, afinal de contas, pode ter sido apenas um simples Burro de carga..."
Moral da História 1:
Grandes ilusões, grandes frustrações...
Moral da História 2:
Sempre que a realidade bate à nossa porta, uma ilusão sai pela porta dos fundos...
Moral da História 3:
No mundo das ilusões, a realidade nunca é bem vinda...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor