Autor: Alberto Filho - Tradutor[1]
Revisto e Atualizado: 07 de Maio de 2024
Um jovem Asno que era conduzido por seu dono, descia por uma estreita trilha na encosta de uma íngreme montanha, quando de repente, cismou que daquele ponto em diante deveria escolher seu próprio caminho.
Ocorre que, lá do alto, acabara de ver seu estábulo no sopé da montanha, e segundo seu ponto de vista, a descida mais rápida e sensata, certamente seria pelas escarpadas paredes laterais do assustador precipício.
Decidido, se joga no abismo, quando seu dono o segura pela cauda com toda sua força, tentando puxá-lo de volta para a trilha.
Mas o teimoso animal, decidido a dar continuidade a sua decisão, faz birra e puxa ainda com mais força.
"Muito bem," exclama o resignado condutor já sem forças, "se esta é a sua vontade, siga seu próprio caminho animal cabeça dura, e descubra por si mesmo, aonde este irá te conduzir..."
Dito isso, soltou sua cauda, e o tolo Asno se precipitou em queda livre montanha abaixo.
Moral da História 1:
Embora a experiência do sábio o qualifique para servir de bom conselheiro, nem todos têm ouvidos qualificados para compreendê-lo...
Moral da História 2:
Para ser capaz de mostrar seus benefícios, bons conselhos precisam de bons ouvidos...
Moral da História 3:
Pouca utilidade terá a boa instrução, para quem, de aprender não tem intenção...
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
A tradução desse texto foi realizada com exclusividade para o Site de Dicas por Alberto Filho.
[1]
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É autor, pesquisador e educador de Educação Infantil, Juvenil e Adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral, Holística e Consciencial. É também Ilustrador e escritor de contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br
Sobre as Fábulas:
Consideramos as Fábulas de Esopo publicadas neste site, quando comparadas com as versões disponíveis em meios digitais ou impressos, como as mais fiéis transcrições em língua portuguesa dos escritos originais deste grande sábio grego. Usamos como referência em nossas pesquisas históricas e bibliográficas a obra de Rev. Geo. Fyler Townsend, M.A., cujo trabalho resume uma vasta compilação a partir dos originais Gregos e que foi publicada orignariamente por George Routledge and Sons, London, 1905.
Acredita-se que já nasceu escravo e pertenceu a dois senhores. O Segundo viria a torná-lo livre ao reconhecer sua grande e natural sabedoria. Conta-se que mais tarde ele se tornaria embaixador.
Em suas fábulas, ou parábolas, ricas em ensinamentos, ele retrata o drama existencial do homem, substituindo os personagens humanos por animais, objetos ou coisas inanimadas do reino vegetal, mineral, ou forças da natureza.
O Editor