Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos de Criatividade e Artes
O Limite da Imaginação...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: O Limite da Imaginação
Categoria: Vocabulário, Criatividade, Atenção, Linguagem, Memória
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Criatividade, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, senso de Organização, Lógica, Linguagem, Vocabulário, Atenção, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Criticidade, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
Grupos de crianças sentadas normalmente em suas carteiras, ou à vontade em um círculo.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: O Orientador(a) irá perguntar a toda classe, sem se dirigir especificamente a nenhum dos alunos.
"Vamos imaginar uma coisa: muito macia; muito fria; muito pesada; muito pequena; muito cheirosa; muito quente. Vamos imaginar uma coisa: Azul, verde, amarela, vermelha, etc."
Depois poderá fazer as mesmas perguntas com Sons, Lugares, Comidas, Animais, etc. Enquanto pergunta, o orientador(a) analisa a atitude da classe e estimula as respostas. As questões também poderão ser dirigidas a grupos previamente formados, ou mesmo para os alunos de forma individual.
Nessa abordagem avalia-se o repertório do imaginário de cada um a partir de uma palavra chave qualquer.
Veja um exemplo da Atividade na Figura 1, podemos ver ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
Usando as mesmas regras do exercício anterior, o orientador(a) pede para a classe adivinhar sobre o que está falando. E dirá: "É um objeto ou coisa redonda, de cor vermelha, serve para isso ou aquilo; toda casa tem...", e assim por diante.
Vide a Figura 1.
A brincadeira também pode ser incrementada, solicitando-se, de forma alternada, que cada aluno tente formular uma questão de modo que os demais tentem adivinhar.
Veja nosso novo Canal no YouTube!
Siga-nos nas Redes Sociais
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br