"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, sala comum ou outro ambiente.
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Organização, Atenção aos Detalhes, Concentração, Dedução, Linguagem, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Uma das crianças sai da sala ou se esconde atrás da mesa do orientador. Depois que estiver bem escondida, o adivinhador olha para a cadeira vazia e para as demais crianças, procurando lembrar daquela que falta.
Se acertar, deve escolher outra para ficar no seu lugar de adivinhador, se não acerta, continua como adivinhador e é feita outra tentativa.
Nesse caso avalia-se a Acuidade Visual, Atenção aos detalhes e Memória recente.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Este jogo é dos mais flexíveis e de grande potencial cognitivo. Pode também ser realizado com Objetos. Um deles é retirado para a criança adivinhar aquele que falta.
Outra opção, também com Objetos, trata-se de simplesmente alterar a ordem de um arranjo inicial.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.