"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Local de Desenvolvimento: Sala de Aula ou Salão
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Lápis e Folha de Papel.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória e Discriminação visual, Atenção, Linguagem, Vocabulário, Expressão, Grupos de palavras, Atenção, Organização, Sociabilidade, etc.
Cada criança mostrará um objeto que tenha a cor designada e aquela que conseguir acertar, terá sua vez de fazer a escolha do próximo objeto.
A indicação não precisará ser feita por ordem dos jogadores, mas, se o número destes for muito grande, o orientador indicará um a um.
Veja um exemplo da Atividade na Figura 1, onde podemos ver A Pista Dada pelo educador(a) e a respectiva resposta de um dos alunos.
Algumas vezes, os jogadores poderão dar dicas, como, por exemplo, fornecer pistas relacionadas com a palavra que pensou. O processo das Dicas funciona bem quando os grupos são de crianças das séries menores, ou grupos cuja cognição ainda está no estágio preliminar.
Para grupos etários de mais idade, pode-se também trabalhar com frases simples, como, por exemplo, duas, três, ou até quatro palavras curtas.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.