"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, sala comum ou ao Ar Livre.
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel, lápis, giz, um objeto qualquer que será usado como Tesouro.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Analogia, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, Conhecimentos gerais, Organização, Atenção aos Detalhes, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Linguagem, Noção de Espaço, Medidas, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
As pistas podem ser escritas ou descritas oralmente. Aquele que primeiro encontrar o tesouro, terá a missão de escondê-lo na próxima etapa.
Com as crianças menores, poderão ser usadas pistas, como locais marcados com símbolos, cartazes afixados em pontos estratégicos, de modo que possam se guiar com mais facilidade, etc.
Trata-se de uma atividade das mais envolventes entre as crianças, tanto pelo desafio, quanto por sua natureza. O educador(a) ou responsável pode adequar a brincadeira ao seu próprio estilo, uma vez que ela é bastante dinâmica, permitindo inúmeras variações.
Nesse caso avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas habilidades Lógicas e Dedutivas, Atenção aos detalhes e Compreensão das Instruções recebidas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Para incrementar a brincadeira ou ajustar o nível de dificuldade para faixas etárias mais elevadas, o educador poderá esconder papéis com pistas ou mapas que poderão conduzir ao objeto oculto que estará escondido em outro lugar.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.