Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos Lógicos e Matemáticos
A Caça ao Tesouro...
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: A Caça ao Tesouro
Categoria: Lógica, Matemática, Dedução
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, sala comum ou ao Ar Livre.
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel, lápis, giz, um objeto qualquer que será usado como
Tesouro.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Lógica, Analogia, Imaginação, Memória associativa, Memória visual, Conhecimentos gerais, Organização, Atenção aos Detalhes, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Linguagem, Noção de Espaço, Medidas, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
Crianças à vontade em suas carteiras ou dispostas em ambiente ao ar livre.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Desenvolvimento: O Orientador esconderá um ou mais objetos previamente selecionados, em um lugar secreto dentro do perímetro do pátio ou da sala de aula. Em seguida, dará pistas aos alunos para que possam encontrá-los.
As pistas podem ser escritas ou descritas oralmente. Aquele que primeiro encontrar o tesouro, terá a missão de escondê-lo na próxima etapa.
Com as crianças menores, poderão ser usadas pistas, como locais marcados com símbolos, cartazes afixados em pontos estratégicos, de modo que possam se guiar com mais facilidade, etc.
Trata-se de uma atividade das mais envolventes entre as crianças, tanto pelo desafio, quanto por sua natureza. O educador(a) ou responsável pode adequar a brincadeira ao seu próprio estilo, uma vez que ela é bastante dinâmica, permitindo inúmeras variações.
Nesse caso avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas habilidades Lógicas e Dedutivas, Atenção aos detalhes e Compreensão das Instruções recebidas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Figura 1
Para incrementar a brincadeira ou ajustar o nível de dificuldade para faixas etárias mais elevadas, o educador poderá esconder papéis com pistas ou mapas que poderão conduzir ao objeto oculto que estará escondido em outro lugar.
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Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br