15 Segredos sobre o Desenvolvimento da Linguagem Infantil
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 14 de Julho de 2024
Neste artigo, o autor apresenta aos pais e educadores, 15 segredos em forma de Reflexões sobre o Desenvolvimento da Linguagem Infantil.
"Para um saudável desenvolvimento de todo processo da Linguagem Infantil, a presença dos pais é uma cláusula inegociável, fundamental, imprescindível..."
"A reprodução sistemática de música instrumental, especialmente aquelas do repertório clássico, permite a pacificação interior, sensibilização e melhora da capacidade auditiva."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor, Educador ou Mestre", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando como se desenvolve o processo da Linguagem nas Crianças...
Sem o dom da expressão, o ser humano torna-se limitado, praticamente incapaz de exercer plenamente seu papel social, ou ainda de realizar seus objetivos existenciais, por mais simples que sejam. Por isso, o sentimento de liberdade é tão importante.
O sentimento de liberdade começa e termina com a Autoexpressão, quando podemos compartilhar nossas experiências pessoais; quando somos capazes de escutar e compreender a experiência alheia.
E sem o dom da expressão oral, escrita ou através de outros meios, nada disso seria possível. E tudo começa quando aprendemos a falar ou entender aquilo que os outros falam. Assim, exercitar o Dom da Audição desde cedo é uma condição crítica, especialmente quando todo este processo é trabalhado de modo consciente e responsável.
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Eis o motivo pelo qual o educador precisa ser criativo e ficar atento as oportunidades que irão surgir, a partir de momentos comuns no dia a dia das crianças, quando aquelas questões corriqueiras poderão ser transformadas em instruções, exercícios auditivos indiretos ou diretos.
São os pequenos procedimentos operacionais de cada situação, das quais, com a devida atenção e criatividade, sempre podemos tirar algum proveito cognitivo.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, sejam as edificantes orientações positivas.
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A seguir, estão algumas reflexões ou meditações, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas crianças e alunos.
De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...
No Básico ou pré-escola, a linguagem da criança deve ser melhorada para que seja capaz de exprimir seu pensamento de maneira clara, concisa e precisa.
A linguagem deve ser desenvolvida de maneira direta, e todas as oportunidades que eventualmente irão surgindo no correr do dia deverão ser aproveitadas.
O meio mais apropriado para desenvolver a linguagem é por meio dos Contos de Ensinamentos ou Fábulas, uma vez que por predisposição inata as crianças adoram ouvir e contar histórias.
As crianças deverão sentar-se à vontade e de modo confortável em forma de semicírculo, ao ar livre e em ambiente calmo, condições que possibilitam uma audição plena e evitam as distrações, e apenas assim poderão ouvir com interesse a história.
Permita que suas crianças ou alunos contem suas próprias histórias. Poderá ser apenas o relato de situações do seu cotidiano, ou as crias fantasiosas de sua imaginação, uma vez que o importante é que se sintam motivadas e dispostas a praticar o dom da expressão oral ou escrita, sem censuras ou críticas.
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Outro meio de desenvolver o vocabulário e aprimorar a pronúncia é a memorização de quadrinhas, pequenos poemas ou frases pitorescas compatíveis com seu nível de compreensão.
As quadrinhas aprendidas devem ser rememoradas com frequência para que não sejam esquecidas.
Repetir um fonema diversas vezes, faculta a criança a ganhar confiança em sua própria dicção.
Não se recrimina uma falha de pronúncia com correções explícitas, mas, antes disso, repetindo, de maneira paciente e bem humorada, a forma correta para que o grupo tente quantas vezes se fizer necessário.
Lembre-se de que não se ensina tudo em um dia. As lições precisam ser repetidas, com bastante paciência, em outras ocasiões para uma melhor fixação.
Afinal de contas, Repetir, para uma criança, é a coisa mais natural do mundo. Deve-se explorar esta habilidade inata testando outras entonações de um mesmo vocábulo, em ocasiões diversas, valorizando e consolidando a flexibilidade auditiva.
Deve-se tratar da Sensibilização Auditiva, alternando, aqui e ali, a locução das palavras em diferentes graus de intensidade, volume fonético e entonações.
Lembre-se, o cérebro infantil ainda não é tão hábil quanto sua audição, por isso exercícios simples são os ideais.
Mas a dicção deve ser estimulada desde cedo, mesmo que sejam sons incompreensíveis. A regra é: "Estimula-se o cérebro, depois a audição. Depois virá a fixação e a dicção. Isto é, se o cérebro ainda não é capaz de fixar as informações com clareza, uma boa audição tem um valor apenas relativo e pouco efetivo."
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.