15 Segredos sobre o Desenvolvimento da Linguagem Infantil
Autora: Anne Marie Lucille[1]
Conteúdo Atualizado: 19 de Dezembro de 2023
Neste artigo, o autor apresenta aos pais e educadores, 15 segredos em forma de Reflexões sobre o Desenvolvimento da Linguagem Infantil.
"Para um saudável desenvolvimento de todo processo da Linguagem Infantil, a presença dos pais é uma cláusula inegociável, fundamental, imprescindível..."
Foto de Lina Kivaka - pexels.com"A reprodução sistemática de música instrumental, especialmente aquelas do repertório clássico, permite a pacificação interior, sensibilização e melhora da capacidade auditiva."
Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor, Educador ou Mestre", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando como se desenvolve o processo da Linguagem nas Crianças...
Sem o dom da expressão, o ser humano torna-se limitado, praticamente incapaz de exercer plenamente seu papel social, ou ainda de realizar seus objetivos existenciais, por mais simples que sejam. Por isso, o sentimento de liberdade é tão importante.
O sentimento de liberdade começa e termina com a Autoexpressão, quando podemos compartilhar nossas experiências pessoais; quando somos capazes de escutar e compreender a experiência alheia.
E sem o dom da expressão oral, escrita ou através de outros meios, nada disso seria possível. E tudo começa quando aprendemos a falar ou entender aquilo que os outros falam. Assim, exercitar o Dom da Audição desde cedo é uma condição crítica, especialmente quando todo este processo é trabalhado de modo consciente e responsável.
Eis o motivo pelo qual o educador precisa ser criativo e ficar atento as oportunidades que irão surgir, a partir de momentos comuns no dia a dia das crianças, quando aquelas questões corriqueiras poderão ser transformadas em instruções, exercícios auditivos indiretos ou diretos.
São os pequenos procedimentos operacionais de cada situação, das quais, com a devida atenção e criatividade, sempre podemos tirar algum proveito cognitivo.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, sejam as edificantes orientações positivas.
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A seguir, estão algumas reflexões ou meditações, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas crianças e alunos.
De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...
- No Básico ou pré-escola, a linguagem da criança deve ser melhorada para que seja capaz de exprimir seu pensamento de maneira clara, concisa e precisa.
- A linguagem deve ser desenvolvida de maneira direta, e todas as oportunidades que eventualmente irão surgindo no correr do dia deverão ser aproveitadas.
- O meio mais apropriado para desenvolver a linguagem é por meio dos Contos de Ensinamentos ou Fábulas, uma vez que por predisposição inata as crianças adoram ouvir e contar histórias.
- Quando a criança gosta de uma história e se interessa por algum personagem, vai desejar ouvi-la várias vezes.
- As crianças deverão sentar-se à vontade e de modo confortável em forma de semicírculo, ao ar livre e em ambiente calmo, condições que possibilitam uma audição plena e evitam as distrações, e apenas assim poderão ouvir com interesse a história.
- Permita que suas crianças ou alunos contem suas próprias histórias. Poderá ser apenas o relato de situações do seu cotidiano, ou as crias fantasiosas de sua imaginação, uma vez que o importante é que se sintam motivadas e dispostas a praticar o dom da expressão oral ou escrita, sem censuras ou críticas.
- Outro meio de desenvolver o vocabulário e aprimorar a pronúncia é a memorização de quadrinhas, pequenos poemas ou frases pitorescas compatíveis com seu nível de compreensão.
- As quadrinhas aprendidas devem ser rememoradas com frequência para que não sejam esquecidas.
- Repetir um fonema diversas vezes, faculta a criança a ganhar confiança em sua própria dicção.
- Não se recrimina uma falha de pronúncia com correções explícitas, mas, antes disso, repetindo, de maneira paciente e bem humorada, a forma correta para que o grupo tente quantas vezes se fizer necessário.
- Lembre-se de que não se ensina tudo em um dia. As lições precisam ser repetidas, com bastante paciência, em outras ocasiões para uma melhor fixação.
- Afinal de contas, Repetir, para uma criança, é a coisa mais natural do mundo. Deve-se explorar esta habilidade inata testando outras entonações de um mesmo vocábulo, em ocasiões diversas, valorizando e consolidando a flexibilidade auditiva.
- Deve-se tratar da Sensibilização Auditiva, alternando, aqui e ali, a locução das palavras em diferentes graus de intensidade, volume fonético e entonações.
- Lembre-se, o cérebro infantil ainda não é tão hábil quanto sua audição, por isso exercícios simples são os ideais.
- Mas a dicção deve ser estimulada desde cedo, mesmo que sejam sons incompreensíveis. A regra é: "Estimula-se o cérebro, depois a audição. Depois virá a fixação e a dicção. Isto é, se o cérebro ainda não é capaz de fixar as informações com clareza, uma boa audição tem um valor apenas relativo e pouco efetivo."
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Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
Mais artigos do autor(a) em: https://www.mundosimples.com.br