Home
  • Pais e Educadores
    Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos
  • Atividades e Jogos
    Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado
  • Serviços
    Dicas de Links Educativos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
  • Redes Sociais
    Youtube Instagram Pinterest Facebook
×

Dicas para Pais e Educadores

Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos

Sala de Leitura

Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado

Atividades e Jogos

Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos

Serviços

Dicas de Links Educativos

Contato

Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

Redes Sociais

Youtube Instagram Pinterest Facebook

Aprenda qual é a Maneira Correta de Contar Histórias para Crianças

Autora: Anne Marie Lucille[1]
Atualizado: 02 de Janeiro de 2025

As Historinhas Infantis e os Contos Edificantes são tão importantes para a criança, quanto a necessidade de brincar...

"Para uma criança, tanto o Educador sem vocação quanto o Pai impaciente, terá o mesmo efeito que teria a água tóxica para uma planta sensível..."
Aprenda qual é a Maneira Correta de Contar Histórias para Crianças.

"Uma criança atenta assimila as informações de maneira consciente e inconsciente. Isso quer dizer que o educador deve ser duplamente cauteloso na escolha do conteúdo de suas preleções, tomando cuidado, especialmente, com a qualidade dos seus gestos, e estados emocionais."

Uma Observação Importante:
Sempre que usamos termos tais como, Pais, Filhos, Educador, Docente ou Mestre, estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Masculino...

Examinando a Questão dos Contos Infantis na vida da Criança ou Jovem...

O Educador do ensino Básico, Jardim de Infância ou Maternal, deve contar histórias diariamente. Os Contos, que poderão ser Fábulas, Estórias Infantis, Contos da Carochinha ou mesmo lendas do nosso Folclore, poderão ser conhecidos ou inéditos, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado.

Para as crianças deste estágio etário, a repetição das histórias tem um valor especial, uma vez que ajuda no processo de fixação e memorização, sem contar que a cada nova seção de contos sua capacidade de compreensão aumenta e o entendimento da linguagem torna-se ainda mais claro.

Motivo pelo qual a introdução de pequenas variações entre as mesmas narrativas, devem ser consideradas.

Cabe ao educador atento inserir os comentários que julgue adequados durante as narrativas. Este pequeno gesto irá ampliar o modo como as crianças interpretam o contexto das coisas, o grau de aprofundamento de uma ideia, assim como o conceito de que todo ponto de vista pode ser descrito e compreendido de múltiplas formas.

A escolha das histórias, especialmente em meio às crianças menores, deve ser feita entre os livros apenas com gravuras, pouco texto, linguagem simples, com ilustrações grandes e sugestivas, de modo a atender às diferentes necessidades da turma.

Um Exemplo:

O Educador sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de resistência a certos alimentos. Ele então poderá contar uma história, onde um dos personagens mais importantes da trama ou ensinamento, também não gosta de comer certos alimentos.

• Outros Artigos Publicados

No preparo de um plano de trabalho atender-se-á a diferentes itens, dentre os quais:

Horário – Na educação Básica, com exceção das atividades em que a escola não pode abrir mão de uma coordenação mais rígida em relação ao horário das turmas, tais como, lavagem das mãos, merenda, higiene dentária, recreio e repouso, em todos os demais casos, o horário poderá ser flexibilizado.

As Atividades deverão surgir do modo mais natural possível e de acordo com as oportunidades de cada momento.

A criança não deve sentir que há a "hora da história". Para que isso se torne possível, o Educador deve usar de todos os artifícios para disfarçar.

Local e Arrumação – O Docente poderá contar a história dentro da sala de aula, no pátio, com as crianças sentadas nos degraus de uma escada, no jardim, e assim por diante.

Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para o Mestre, de modo que todas vejam perfeitamente o livro em suas mãos, assim como sua forma de narrar dramatizando a história, ou mesmo o material de apoio que está sendo utilizado.

Motivação – A criança não deve perceber que o Educador deseja contar uma determinada história. Cabe a este, pondo em jogo toda a sua habilidade criativa, provocar o interesse do grupo. Isso se consegue criando uma situação sugestiva na qual a história venha a ser solicitada pela turma.

Apresentação da História – O Docente precisa conhecer previamente o texto da história que será lida. Isso é importante para uma narrativa fluente, sem embaraços, de modo a facilitar sua interpretação, comentários, assim como o ajuste da linguagem de acordo com o perfil do público ouvinte.

A história deve ser contada com o auxílio do material disponível no momento – gestos, pantomimas, livros, desenhos no quadro, fantoches, gravuras, objetos, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc. Isto é necessário já que a criança do Básico vai precisar de subsídios para construir imagens virtuais de referência que facilitem seu entendimento.

Ao longo da leitura da história, O Educador pode, aqui e ali, solicitar a cooperação da criança, como, por exemplo: "... e agora", diz ele virando a página e mostrando às crianças; "Olhem quem vem falar com o cãozinho... isso mesmo o carteiro..."

Este artifício poderá também ser usado quando o Mestre perceber que houve um momentâneo desinteresse do grupo.

Outra técnica que funciona muito bem nestas horas é a inserção de um Clima de Mistério, ou a insinuação de que algo inesperado está para acontecer. O clima de expectativa ainda é uma das mais notáveis e eficientes técnicas para captar a atenção, assim como despertar a motivação de um grupo.

Comentários:

Como já foi mencionado antes, embora a história, para a criança, seja sempre uma atividade recreativa, o Educador não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade para aumentar os conhecimentos do grupo. Por isso deve Acrescentar os Comentários, de modo a enriquecer o texto e facilitar a assimilação e fixação do conteúdo pela turma.

Isto quer dizer que, ao escolher uma história, o Mestre Educador deverá planejar com antecedência o que de interessante e útil poderá inserir para qualificar a compreensão e cognição das crianças. Desse modo, poderá usar o enredo do conto para introduzir elementos que considere útil ao Desenvolvimento Sensorial e intelectual do grupo.

Por exemplo:

Desejando falar sobre higiene bucal, poderá sugerir que o personagem do conto, embora isso não faça parte da história, gosta muito de escovar os dentes, ou de tomar banho, arrumar seu quarto, caixa de brinquedos, e assim por diante.

Outro exemplo:

Numa história em que um cãozinho fala com pessoas de diferentes profissões, o assunto do comentário pode ser direcionado de modo a explorar o lado prático das "profissões". Poderão ser aquelas mencionadas na história, ou outras que as crianças já conheçam superficialmente, ou mesmo algumas que o educador, de maneira calculada, vai "lembrarna hora".

Por fim...

Não se limite ao escopo dessa lista de reflexões, estude seu caso e faça as adaptações que julgue necessárias, afinal de contas, um modelo pedagógico estático só é capaz de formar cidadãos apáticos e vazios de conteúdo.

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos autores ou Site.

Veja nosso novo Canal no YouTube!


Siga-nos nas Redes Sociais

• Outros Artigos Publicados

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: sitededicas@gmail.com

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.

[1] Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Mais artigos do autor(a) em: https://www.mundosimples.com.br

© Copyright 2025 2022 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais ou Pessoais sem a autorização expressa dos Autores ou do Site
Termos de Uso
Fale Conosco - sitededicas@gmail.com