15 Segredos sobre o Desenvolvimento Sensorial das Crianças
Autora: Anne Marie Lucille[1] Atualizado: 02 de Janeiro de 2025
Neste artigo, o autor revela a pais e educadores alguns segredos sobre o funcionamento e Desenvolvimento Sensorial das Crianças.
"Estudar desde cedo os sentidos infantis permitirá aos pais e educadores uma compreensão mais afinada com a realidade, não apenas dos seus filhos ou alunos, mas de todas as crianças."
"A criança é inquieta porque não conhece a quietude; é insegura porque só conhece o medo; não compartilha porque é egoísta, e tudo isso ela aprendeu com os adultos, dentro de sua própria casa."
Observação Importante: Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor, Educador ou Mestre", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.
Examinando como se desenvolve e se Consolida o processo Sensorial das Crianças...
Para educarmos nossas crianças da forma adequada, ou no mínimo satisfatória, antes de colocarmos os pés na estrada da Cogniciologia, também precisamos aprender algumas coisas.
Conhecer uma criança não contempla apenas os aspectos de sua mentalidade, uma vez que seu repertório cognitivo ainda é incipiente, e dentro deste acervo ainda não há um lastro de experiências de vida que nos permita traçar, por exemplo, um retrato fiel de sua realidade psicológica, ou mesmo caracteres de personalidade, uma vez que ela ainda não possui nenhuma.
Por isso precisamos ir mais além e examinar sua fisiologia e temperamento; suas predisposições inatas, a forma como atualmente enxerga e interage com o mundo à sua volta, quesitos estes que, a nosso ver, representam a porta de entrada para a exploração do fabuloso universo infantil.
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E para nos ajudar nesta empreitada de singular importância, as reflexões a seguir poderão servir como apontadores ou guias capazes de dirigir ou potencializar nossos esforços, tornando nossas ações e deliberações mais efetivas, quer dizer, produtivas.
E nunca é demais lembrar que, você poderá usá-las como repertório para definir suas próprias impressões, ou refletir a partir de cada uma delas.
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Compreendendo as Particularidades dos Sentidos Infantis
Sem os sentidos plenamente desenvolvidos, a criança não conseguirá compreender seu mundo da maneira adequada.
E embora o desenvolvimento dos sentidos ocorra de modo natural, isto é, sem a interferência ou mão do homem, entender as peculiaridades do processo evolutivo, faculta ao pai ou educador uma interação mais eficaz e proveitosa com seu filho ou aluno, de modo a qualificar ainda mais sua jornada cognitiva.
Isso quer dizer que, conhecendo o aspecto geral do desenvolvimento sensorial, poderão os educadores trabalhar sua potencialização com uma maior possibilidade de êxito, excluindo do caminho os desvios negativos, orientando sobre a melhor forma de minimizar os traços falhos, assim como quantificar e qualificar os traços positivos.
Por isso a observação da criança é tão importante. Mas, para que este processo cognitivo se torne eficaz, a censura exagerada deverá ser deixada de lado.
Se a criança fica proibida até de se expressar com naturalidade, sua qualidade sensorial e Processo Criativo ficarão irremediavelmente comprometidos, e o pior de tudo, nesse estágio etário, trata-se de uma via de mão única, sem direito a uma segunda chance.
Lembre-se, um trauma provocado por uma censura que faz sentido apenas para os adultos, dentro do universo infantil, durante o espontâneo desenvolvimento de suas potencialidades sensoriais, representa um malefício impossível de ser reparado depois.
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A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões ou meditações, que poderão ajudar Pais e Educadores a encontrar uma direção mais produtiva na condução de suas Crianças e Alunos.
Para desenvolver o sentido da visão é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade das cores.
A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo e potencializam todo processo de aprendizagem, assim como a criatividade e a articulação de novas ideias.
Para que desenvolva a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir.
Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes em suas diversas nuances ou entonações, e assim por diante.
Já maior, acima dos três anos, peça para que feche os olhos e brinque com ela de diferenciar sons e barulhos que eventualmente façam parte do ambiente; a mesma regra vale para os odores, sensações corporais, texturas a partir do tato, e assim por diante.
A música instrumental, especialmente as melódicas e o repertório clássico, educa a audição, estabiliza as emoções, provoca relaxamento e amplitude dentro das sinapses cerebrais.
A música frenética ou barulhenta, de ritmos apressados, repetitivos, hipnóticos e sem harmonia, como é a maioria do chamado repertório infantil comercial, dentre outros males, provoca Stress, Ansiedade, Insegurança, Inquietude, Irritabilidade e Sesequilíbrio Emocional, e na maioria das vezes, para o conjunto de sua formação sensorial, os danos serão permanentes.
Acompanhar com palmas ou gestos os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício para estimular o conceito de Ritmo, Harmonia e Sincronização.
Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança no reconhecimento das flores pelo seu perfume, assim como dos Objetos, Alimentos, Vegetais e Frutas pelo odor.
Para educar o paladar é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções de alimentos, tais como: Sal e açúcar, Laranja e Limão, Insípido, Doce, Salgado, Azedo e Amargo.
Ensinar-lhes a apalpar diferentes texturas desenvolve e apura seu tato.
Incentivar para que as Crianças falem sobre suas emoções, mesmo sabendo que ainda não possuem um juízo formado a respeito do assunto, ajuda para que possam compreender seus sentimentos, e o mais importante, lhes darão mais autoconfiança para que sejam capazes de falar com clareza a respeito daquilo que estão sentindo.
Ajudar as crianças a compreender seus diferentes estados emocionais, capacita-as ao enfrentamento das Vicissitudes e Contratempos da vida moderna, que decerto encontrarão nos dias vindouros.
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A ansiedade infantil, embora seja um estado natural durante seu processo de desenvolvimento, terá seus efeitos potencializados a partir dos exemplos, indiretos ou diretos, patrocinados pelos adultos seus cuidadores. Por isso, não despreze a capacidade de absorção de uma criança, contenha suas emoções negativas sempre que estiver na presença dela.
Todos estes exercícios são meios práticos para a educação dos sentidos. Use sua imaginação e descubra outros tantos.
[1]Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Holística.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.