• Pais e Educadores
    Frases, Pensamentos e Máximas Capacitação e Qualificação Profissional Artigos Educação Integral e Consciencial Dicas para Pais e Educadores Educação Básica e Fundamental Testes para Autoavaliação Online Problemas e Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa
  • Atividades
    Atividades Didáticas para Imprimir Guia Prático de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso de Criação de Atividades Didáticas
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Extraordinários Histórias Reais Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Crítico e Reflexivo Ilustrado
  • Jogos/Diversos
    Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória Desafio QUIZ Online Jogos Educativos Gratuitos Online Concursos Literários Cursos Gratuitos Online/EAD Dicas de Links Diversos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
×
Dicas para Pais e Educadores
Frases, Pensamentos e Máximas Capacitação e Qualificação Profissional Educação Integral e Consciencial Dicas para Pais e Educadores Educação Básica e Fundamental Testes para Autoavaliação Online Problemas e Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa
Sala de Leitura
Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Extraordinários Histórias Reais Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Crítico e Reflexivo Ilustrado
Atividades Didáticas
Atividades Didáticas para Imprimir Guia Prático de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso de Criação de Atividades Didáticas
Jogos/Diversos
Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória Desafio QUIZ Online Jogos Educativos Gratuitos Online Concursos Literários Cursos Gratuitos Online/EAD Dicas de Links Diversos
Contato
Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

• Índice Geral: Dicas de Educação Básica e Fundamental

12 Dicas sobre a Importância da Música no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças e Jovens

Autora: Anne Marie Lucille[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 04 de Julho de 2020

Aprenda por meio de 12 Dicas porque a música de boa qualidade, desde cedo, deve fazer parte do universo auditivo de Crianças e Jovens...

"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador seja capaz de perceber as oportunidades..."
12 Dicas sobre a Importância da Música no Desenvolvimento Cognitivo de Crianças e Jovens.

"A Criança aprende cordialidade e respeito quando também assim é tratada por pais ou educadores..."

Examinando porque a Música de Boa Qualidade, desde cedo, deve fazer parte do mundo auditivo de Crianças e Jovens de todas as idades...

Como já foi dito antes, sem os sentidos plenamente desenvolvidos, a criança não conseguirá compreender seu mundo da maneira adequada.

Quando falamos da importância da música, estamos falando da verdadeira música, e nesse caso, precisamos excluir todo lixo comercial especialmente produzido e embalado com o falso rótulo de música infantil. Na verdade não existe música infantil ou adulta, existe apenas música. E a música, falamos da autêntica, serve igualmente a todos, e por suas propriedades singulares, é útil especialmente durante o período de ajuste da audição infantil e das oscilações emocionais.

As canções suaves, com ritmos equilibrados e melodias harmônicas, atuam de maneira positiva na formação e amadurecimento de suas engrenagens auditivas. Os ritmos instrumentais, com ou sem vocais, estimulam fortemente as emoções positivas, o sentimento de alegria, a sensação de relaxamento corporal, a pacificação íntima e o contentamento.

Por isso os ritmos musicais deverão compor o universo infantil desde a primeira infância. Mas, não serve qualquer música, por isso o educador precisa estudar um pouco sobre o assunto, e apenas assim estará apto a descartar tudo aquilo que não serve e valorizar o que é útil.

É importante ter consciência de que, assim como existem os ritmos patrocinadores de estados emocionais positivos, também existem os ritmos patológicos que atuam de maneira negativa, a exemplo daqueles que provocam estados de ansiedade, agressividade, comportamentos mórbidos, paranóicos e depressivos, com desdobramentos desastrosos, completamente contrários ao saudável desenvolvimento sensorial e cognitivo infantil.

Não deixe de Ler Também...

Como se desenvolve a Linguagem Infantil
Dicas para Contação de Histórias no Jardim de Infância ou Ensino Básico
O Educador Infantil e seu Mundo
O Desenvolvimento dos Sentidos e do Tato
Como trabalhar a Audição Infantil

Lembre-se, as crianças ainda não têm uma preferência musical, logo, a depender da oferta, irão aprender a gostar principalmente daquilo que sabidamente não presta. Cabe ao pai ou educador consciente e zeloso fazer esse crivo evitando contaminá-las com a sujeira auditiva que predomina no meio social, patrocinada pelo forte apelo midiático.

A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.

A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.

De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...

  • A música deve estar tão unida às classes menores, como as flores, as gravuras e as histórias edificantes.
  • A música é indispensável, pois tanto a ginástica rítmica, como a ginástica imitativa e os bailados devem ser executados ao som de uma música.
  • A música proporciona à criança alegria e espontaneidade. Mas precisa ter harmonia, melodia, e nada de ritmos frenéticos ou bizarros, a exemplo dos repertórios comerciais, contaminados com letras de conteúdos patológicos.
  • Ao iniciar ou finalizar uma atividade devem ser usados cantos alegres que motivem e excitem os movimentos corporais das crianças.
  • Os cantos de ritmos suaves e sentimentais são apropriados para a hora de repouso, ou para acalmar a inquietude infantil.
  • Com um pouco de imaginação o educador poderá criar jogos ou brinquedos que façam a criança espontaneamente cantar, dançar, etc. Nesse caso não se avalia a qualidade do canto infantil, mas apenas a forma de expressão e os efeitos terapêuticos.
  • A música, o canto e a dança são grandes instrumentos educativos que devem ser frequentemente utilizados para desenvolver a capacidade de expressão, o sentimento artístico e a criatividade infantil.
  • A dramatização de cenas da vida doméstica e da vida do Jardim de Infância, com ou sem auxílio da música, desenvolve na criança o gosto literário e a aptidão para inventar e aprender a refletir.
  • Os recitais e os cânticos terão por objetivo o enriquecimento do vocabulário e o exercício da dicção.
  • O canto espontâneo proporciona na criança uma excepcional melhora em sua autoestima, desenvolvendo sua autoconfiança e tornando-a mais serena e amável.
  • Cantigas de roda é um formidável instrumento para socialização, companheirismo, remoção da timidez infantil, quebra de ansiedade, além de contribuir para despertar o sentimento de solidariedade, colaboração e respeito mútuo.
  • Ao criar suas próprias letras para as músicas ou cânticos, ensina-se a criança o valor dos seus atos, tornando sua mente mais flexível, o que acaba por lhe proporcionar grande autoconfiança e capacidade de aceitar mudanças de maneira natural, sem conflitos ou estresses desnecessários.

• Outros Artigos Publicados...

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br

Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização por escrito do Site ou autores.

Cadastro Newsletter:

Receba por Email as novidades do Site

[1] Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Mais artigos da autora em: https://www.mundosimples.com.br

Pensando Fora da Caixa
© Copyright 2021 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - contato@sitededicas.com.br