"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Local de Desenvolvimento: Sala de aula, salão, ou sala comum
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Gravuras diversas ou objetos dispostos pelo ambiente.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Criatividade, Imaginação, Estética, Memória associativa, Memória visual, Lógica, Senso de Organização, Linguagem, Conhecimentos Gerais, Vocabulário, Atenção, Concentração, Concatenação ou Organização de ideias, Conceituação, Planejamento, Expressão, Sociabilidade, Interação em grupo, etc.
De volta à mesa, os dois jogadores traçam desenhos no papel, procurando explicar a palavra dada; não podem falar, apenas acenar NÃO ou SIM com a cabeça diante dos palpites do grupo. Se a palavra for, por exemplo, "SOLDADO", basta desenhar um "SOL" e um "DADO".
Caso adivinhem a palavra, ele voltará ao orientador para receber uma nova. Vence o grupo que conseguir adivinhar o maior número de palavras dentro de um prazo definido. Exemplos de palavras para este jogo: Pé-de-Cabra, Quebra-Luz, Beija-Flor, Novela, Pelado, Casario, Casacão, Casaco (casa+saco), Bolachão, Guarda-roupa, Automóvel (alto+móvel), Barato, Papão, Parede, etc.
Nas composições ou construções das respostas às Palavras Secretas pode-se admitir alguns ajustes, como, por exemplo, para formar o vocábulo: CARTILHA. Nesse caso poderia o aluno mostrar a ilustração de uma CARTA + UMA ILHA. Poderia ainda excluir ou incluir algumas letras da Ilustração, como, por exemplo, na formação do vocábulo: PAPEL, que poderia ser demonstrada assim: A ILustração de uma PÁ + PÉ + a letra "L", e assim por diante. Cada uma dessas abordagens vai depender do nível cognitivo da turma ou do grau de dificuldade que pretenda o Educador(a).
Em todos esses casos avalia-se a Qualidade Geral do Repertório Cognitivo de cada um a partir de suas Soluções mais criativas; seja na elaboração dos problemas; seja elaboração das respostas dadas.
Na Figura 1 podemos ver uma ilustração que simula um provável desdobramento da Atividade.
Para grupos de maior faixa etária o educador poderá pensar em palavras ou frases mais complexas, tais como, Nomes de Objetos, Títulos de Livros e Filmes, e assim por diante.
Nota de Copyright ©
Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.