Atividades Lúdicas de Natureza Didática
Jogos de Linguagem
Jogo das Palavras Trocadas
Autor: Site de Dicas[1]
Atualizado: 04 de Outubro de 2024
"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento..."
"Motivação é uma condição que ocorre antes da Ação e se potencializa durante e após o Ato..."
Nome do Jogo: Palavras Trocadas
Categoria: Vocabulário, Linguagem, Lógica
Local de Desenvolvimento: Sala de Aula ou Salão
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Letras do alfabeto em cartões quadrados de 2 cm. Para cada série de consoantes deverá haver quatro ou cinco de vogais.
Habilidades ou Capacidades trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, Vocabulário, Expressão, Grupos de palavras, Criatividade, Lógica, Organização, Arranjo, Sociabilidade, etc.
Instruções Gerais:
É importante observar que todas as Atividades Lúdicas com Perfil Cognitivo precisam do acompanhamento de um adulto ou responsável. As brincadeiras podem ser realizadas em Sala de aula ou ambiente doméstico.
Formação:
As Crianças ficarão sentadas à vontade em torno de uma mesa, no centro da sala, ou em outro ambiente que se mostre adequado.
Desenvolvimento da Atividade e Regras Gerais:
Cada jogador escolherá as letras suficientes para compor uma palavra, mas não as colocará em ordem.
A palavra escolhida deverá ser mantida em segredo.
Após a escolha, os jogadores trocarão os cartões e cada um procurará organizar, descobrir o vocábulo pensado pelo outro.
Será considerado vencedor quem primeiro conseguir descobrir a palavra misteriosa.
Veja um exemplo de um provável Arranjo na Figura 1, onde na primeira linha podemos ver a palavra original escolhida pelo jogador e em seguida os cartões fora de ordem, do modo como seriam apresentados ao seu oponente.
Figura 1
Algumas vezes, os jogadores poderão dar dicas, como, por exemplo, fornecer pistas relacionadas com a palavra que pensou. O processo das Dicas funciona bem quando os grupos são de crianças das séries menores, ou grupos cuja cognição ainda está no estágio preliminar.
Para grupos etários de mais idade, pode-se também trabalhar com frases simples, como, por exemplo, duas, três, ou até quatro palavras curtas.
Veja nosso novo Canal no YouTube!
Siga-nos nas Redes Sociais
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador pedagógico e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também desenvolverdor de Softwares Educativos, Ilustrador e Escritor de Contos Infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br