• Pais e Educadores
    Frases, Pensamentos e Máximas Capacitação e Qualificação Profissional Artigos Educação Integral e Consciencial Dicas para Pais e Educadores Educação Básica e Fundamental Testes para Autoavaliação Online Problemas e Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa
  • Atividades
    Atividades Didáticas para Imprimir Guia Prático de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso de Criação de Atividades Didáticas
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Extraordinários Histórias Reais Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Crítico e Reflexivo Ilustrado
  • Jogos/Diversos
    Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória Desafio QUIZ Online Jogos Educativos Gratuitos Online Concursos Literários Cursos Gratuitos Online/EAD Dicas de Links Diversos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
×
Dicas para Pais e Educadores
Frases, Pensamentos e Máximas Capacitação e Qualificação Profissional Educação Integral e Consciencial Dicas para Pais e Educadores Educação Básica e Fundamental Testes para Autoavaliação Online Problemas e Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa
Sala de Leitura
Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Extraordinários Histórias Reais Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Crítico e Reflexivo Ilustrado
Atividades Didáticas
Atividades Didáticas para Imprimir Guia Prático de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso de Criação de Atividades Didáticas
Jogos/Diversos
Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória Desafio QUIZ Online Jogos Educativos Gratuitos Online Concursos Literários Cursos Gratuitos Online/EAD Dicas de Links Diversos
Contato
Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

• Índice Geral: Educação Integral

Problemas de Pais e Filhos: A Criança que tem Medo de Dormir Sozinha...

Revisor: Alberto Filho[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 04 de Julho de 2020

O progresso consciencial humano parece limitar-se a capacidade de organizar seus problemas de modo a nunca perdê-los de vista...

""O estado de Atenção, quando se faz presente, faculta ao indivíduo perceber o tamanho da sua desatenção..."
Problemas de Pais e Filhos: A Criança que tem Medo de Dormir Sozinha.

"A Superproteção é um dos piores e mais destrutivos elementos de deformação psicológica de crianças e jovens já criados pelo homem..."

Examinando a Questão da psicologia das Crianças ou Jovens...

O cuidado exagerado com os filhos pode ter efeitos colaterais graves...

"Ele só gosta de dormir na minha cama comigo... Não tem jeito..."

"Senhora, no seu caso, receita-se uma cama..."

"... Mas há um remédio com esse nome?"

Não, minha senhora, não há uma droga com esse nome. Mas o remédio para o caso do seu filho é esse mesmo: uma cama, este clássico móvel que as pessoas usam para dormir inclusive.

Acomodar seu filho no seu leito conjugal é um erro de graves consequências futuras, e nesse erro incorrem pessoas de todos os níveis sociais.

Diz a senhora que o menino é "muito apegado" consigo, que "não faz mal porque ele ainda é muito pequeno" e etc. Muito bem! Até quando essa situação poderá ser tolerada? "Quando ele for grandinho, naturalmente terá que dormir em outro quarto..."

Nesse caso, quando ele for grandinho, então, o mal que se poderia fazer já estará consumado. A senhora o trará aqui, novamente, para que o examine. A esse tempo não receitarei mais uma cama, talvez, nem mesmo droga nenhuma. Ele precisará, talvez, dum dispendioso tratamento analítico, demorado e paciente. E trará no seu passivo social, possivelmente, um largo prontuário de êxitos negativos.

Ah, a senhora conhece muitas pessoas que quando meninos dormiam com os pais e que não sofrem dos "nervos"? Olhe aqui: Acontece que dormir na cama dos pais não causa doença nervosa, propriamente, o que provoca ou pode provocar é uma série de distúrbios na formação da personalidade do indivíduo. Distúrbios que poderão vir à tona sob a forma de desvios, perversões, fixação e complexos diversos que marcarão, para sempre, a vida deste adulto.

Se sob o ponto de vista da higiene física já o fato de dormirem duas pessoas na mesma cama não chega a ser coisa recomendável, sob o ponto de vista da higiene mental, dormir os pais com os filhos no mesmo leito constitui um hábito que nunca recomendamos. E veja bem: dormir mesmo em outra cama, mas no mesmo quarto, ainda é uma prática nociva, pois a vida íntima dum casal não deve constituir um espetáculo para os olhos de uma criança.

Diz a senhora que o "ele é inocente..." não percebe nada... Pois sim. É que os adultos facilmente esquecem que a perceptividade da criança é muito mais aguçada do que se imagina e que as imagens gravadas até os quatro anos de idade formam um lastro que, do seu inconsciente, poderá determinar várias normas de conduta e atitudes negativas, interferindo de maneira dramática em seu comportamento e personalidade, um fato que certamente trará sérias conseqüências para seu Ego na vida futura.

Seu filho deve se habituar a dormir em cama própria, noutro quarto, noutra parte da casa, sem a presença de adultos. Deve ser habituado a deitar-se na hora certa e a adormecer naturalmente. Sem embalos, sem cantorias; sem cafunés, sem histórias, sem carícias nos dedos dos pés ou em qualquer outra parte do seu corpo; sem ameaças, sem rituais e sem medo. O medo que algumas crianças têm do escuro ou do isolamento lhes é incutido pelos adultos que exaltam a sua imaginação com histórias impróprias ou com o terror condicionado: "se não dormir logo vem o bicho papão e lhe pega..." ou "olhe o homem do saco...", ou qualquer variante dessas estúpidas coações.

Se algum familiar já se encarregou de lhe semear o terror, faça cessar a sua influência malévola e reeduque, pelo exemplo, sua criança, fazendo-lhe ver que tais coisas não existem e incutindo-lhe a noção de segurança que ela deve sentir no seu lar.

Por mais humilde que seja a sua casa há de se encontrar um lugar onde a criança possa ter o seu recanto. Cerque-a de brinquedos simples: bolas, bonecas, jogos de montar, animais de brinquedo. Não diga que não os pode comprar. Você mesmo pode fazer pequenos brinquedos para o seu filho e um boneco de pano de fabricação caseira lhe causará tanto prazer quanto um outro qualquer das vitrines sofisticadas. Um jogo de montar, feito com quadrinhos de madeira, serrados em casa e depois coloridos, lhe fará tão feliz quanto um outro de custo elevado, mas que, na essência, é a mesma coisa.

Cuide de preparar assim a sua pequena estante de brinquedos ao lado da cama do menino. Aquele será o seu "território", onde ele poderá se desenvolver guiado por sadias referências e onde se lhe poderá incutir hábitos corretos.

Seu menino deve dormir em cama própria e fora do quarto dos pais. Esta é mais do que uma receita. É uma orientação para que ele possa melhor vencer as diversas fases de evolução natural dos seus sentimentos em relação aos pais, condicionadas a um fenômeno psicológico conhecido pelo nome de Complexo de Édipo.

Pense Nisso.

• Outros Artigos Publicados...

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br

Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução para fins comerciais sem a autorização por escrito do Site ou autores.

Cadastro Newsletter:

Receba por Email as novidades do Site

[1] Alberto Filho, É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Consciencial. É também escritor de contos infantis e adultos.
Email: albfilho@gmail.com

O revisor não possui Website ou Blog pessoal.

Fonte original do artigo:
Dr. Gonçalves Fernandes, foi durante muitos anos, Chefe da Seção da Ortofrenia e Higiene Mental do Departamento de Saúde Pública, da Faculdade de Ciências Médicas, de Pernambuco.
Revista do Ensino - Porto Alegre - Brasil

Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br

Pensando Fora da Caixa
© Copyright 2021 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - contato@sitededicas.com.br