13 Dicas para Você aprender a Ensinar Matemática e Números a Crianças e Jovens
Autora: Anne Marie Lucille[1]
Conteúdo Revisado e Ampliado: 01 de Março de 2021
Aprenda por meio de 13 Atividades Recreativas com fins Educativos maneiras super práticas e inteligentes de fazer a iniciação de Crianças e Jovens de todas as Idades ao mundo dos Números...
"Qualquer Atividade que faça parte do nosso cotidiano pode ser revertida em material cognitivo útil, basta que o educador seja capaz de perceber as oportunidades..."
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"O Ensino da Lógica permite ao Educador desenvolver habilidades nos seus alunos, tais como, Senso de Organização e competências extras para trabalhar a Solução de Problemas complexos..."
Examinando as Oportunidades que poderão ser transformadas em meios práticos para o Ensino da Lógica e Matemática a Crianças e Jovens de qualquer idade...
Aprender sobre matemática pode começar de um modo totalmente informal, onde a criança sequer percebe que está aprendendo alguma coisa.
Em nosso dia a dia as oportunidades de apresentar a uma criança o reino da Matemática e dos números são incontáveis. Cabe ao pai ou educador usar de sua criatividade para descobrir quais são as opções mais favoráveis e adequadas a cada situação. Mas, para que essa primeira abordagem tenha uma repercussão positiva, a forma lúdica ainda é uma das pedagogias mais eficientes, uma vez que o ato de brincar é um estado natural dentro da rotina infantil.
Ao se sentir livre de encargos, obrigações, fórmulas, protocolos e cobranças, a criança estará pronta para liberar todo seu potencial criativo e atenção.
Por outro lado, os pais, dentro do ambiente doméstico, poderão praticar matemática com suas crianças, por exemplo, conversando sobre o formato e tamanho das embalagens dos alimentos, volume e peso; o custo de cada coisa. Uma das brincadeiras possíveis para uma iniciação básica à tabuada, porém eficaz, é a contagem de pequenos objetos, sementes, palitos de fósforos e outros, onde a criança facilmente aprenderá soma e subtração.
E lembrando uma vez mais, crianças não têm preferências, e tudo para elas é aprendizado, sejam os exemplos negativos, sejam as edificantes orientações positivas.
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A seguir, estão algumas dicas, na verdade reflexões, que poderão ajudar pais e educadores a encontrar uma direção na condução de suas crianças e alunos.
De algumas Regras Nunca devemos nos Esquecer...
- Através das diversas atividades do Jardim ou Básico, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos simples.
- Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
- O educador deve dar a criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, e assim por diante.
- Deve o educador aproveitar as situações reais, para a iniciação aos conceitos matemáticos básicos, tais como, espaço, medidas, volumes, peso, etc.
- A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória.
- É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
- O educador, para dar conhecimentos numéricos, poderá criar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas e dedos da galinha, as patas do cavalo, pétalas de uma flor, dedos das mãos, etc.
- Deve o educador relacionar os números com as coisas que já sejam conhecidas da criança, a fim de auxiliar na formação da ideia geral.
- No Ensino Básico o educador deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e entre pequenos grupos de crianças.
- Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos, ajuda na compreensão do que vem a ser o volume e suas variações.
- A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
- Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade cognitiva de cada criança.
- A educação financeira simples, isto é, a explicação prática do significado dos gastos e preços, deve começar já nessa fase etária. Use e abuse dos exemplos, pois, para uma criança, o exemplo seguido da respectiva explicação vale mais que um milhão de conceitos teóricos ou hipotéticos.
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Notas:[1]
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Anne Marie Lucille - annemarielucille@yahoo.com.br
Antropóloga e Pesquisadora na área da Psicopedagogia, Educação de crianças, jovens e Adultos. Atua como consultora educacional especializada em Educação Integral e Consciencial.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.
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