• Pais e Educadores
    Provérbios e Pensamentos Notáveis Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Autoavaliação Online Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa
  • Atividades
    Atividades Didáticas para Imprimir Guia de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Didáticas
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Reflexivos Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Regional Brasileiro Piadas Infantis Humor Crítico Ilustrado
  • Jogos/Diversos
    Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZZES Online Jogos Educativos Online Dicas de Cursos Gratuitos Dicas de Links Educativos Concursos e Prêmios Literários
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
×

Dicas para Pais e Educadores

Provérbios e Pensamentos Notáveis Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Autoavaliação Online Conflitos entre Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa

Sala de Leitura

Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Reflexivos Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Regional Brasileiro Piadas Infantis Humor Crítico e Reflexivo Ilustrado

Atividades Didáticas

Atividades Didáticas para Imprimir Guia de Atividades Didáticas Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Didáticas

Jogos/Diversos

Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZZES Online Jogos Educativos Online Dicas de Cursos Gratuitos Dicas de Links Educativos Concursos e Prêmios Literários

Contato

Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

Tudo que você precisa Saber sobre o Funcionamento da Mente Infantil

Autores: Jon Talber[1]
Atualizado: 30 de Maio de 2022

Neste Artigo o autor apresenta um estudo que esclarece como funciona psicologicamente a mente de uma criança nos primeiros anos de vida. Descubra ainda como nasce a personalidade infantil que mais tarde dará forma ao adulto.

"Sem antes conhecer a si mesmo, torna-se impossível compreender os outros..."
Tudo que você precisa Saber sobre o Funcionamento da Mente Infantil.

"O Educador sensato vê nas falhas dos discentes uma oportunidade de autoaprendizagem..."

Aspectos preliminares do aprendizado infantil...

A criança não aprende a engatinhar, ela apenas pratica aquilo que já sabe, e isso ninguém a ensinou a fazer. Chama-se a isso de instinto, semelhante a sua capacidade de chorar ao sentir fome ou desconforto físico. Do mesmo modo, ninguém a ensina a ouvir, a sentir o paladar, a ouvir ou enxergar.

Todos estes atributos são processos involuntários, que mais tarde servirão de meios para que seja capaz de entender o seu mundo. Assim, a criança não aprende a sentir gosto pelos alimentos, apenas a interpretar e dar os respectivos nomes ao que está comendo. A mesma regra vale para as interações como os demais sentidos.

E há também o temperamento, que são aqueles atributos, predisposições inatas que ajudarão o indivíduo a se identificar com algumas situações ou processos; a preferir interagir com algumas coisas e rejeitar outras.

Por meio da dedução lógica, o adulto acredita que é capaz de imaginar o que uma criança muito pequena está pensando. Mas ele está enganado, pois, sendo ela muito pequena, ainda não pensa. Apesar de ser naturalmente curiosa diante das coisas, não significa que tenha vontade dirigida, voluntária e consciente.

E eis seu ponto de vulnerabilidade, a inocência. Neste estágio ela, na maior parte do tempo, age por reação ou reflexo involuntário. Por isso, sem um crivo que a faculte discernir de modo sensato entre o inútil e o útil, tende a se tornar um alvo fácil das influências externas, sejam elas coisas más ou boas.

A compreensão de qualquer processo cognitivo não pode ocorrer se o examinador não incluir a autoexperimentação como parte inseparável da pesquisa...

A mente da criança ainda está vazia, sem memórias suficientes, nem uma experiência prática capaz de capacitá-la a elaborar pensamentos lógicos e fazer avaliações coerentes. Um pensamento lógico só pode surgir quando há experiência prévia de qualquer natureza, uma vez que a lógica é resultado de um processo comparativo, analógico, com base em memórias ou lembranças acumuladas.

Por instinto, a criança tende a se apegar rapidamente, espontaneamente, a qualquer objeto que lhe dê a sensação imediata de conforto ou segurança. Faz isso por que fisicamente ainda se sente desamparada. Mas ainda não sente medo, uma vez que sua psique não possui memórias ou lembranças de eventos passados que reportem situações desagradáveis ou atemorizantes.

• Outros Artigos Publicados

A mãe é um dos objetos ao qual se apega, uma vez que ela participa do seu bem estar, lhe proporcionando alimento, conforto físico, aliviando seu stress, e tudo isso significa amparo e conforto somático. Apega-se aos seus primeiros brinquedos, não por uma questão estética ou visual, uma vez que estes conceitos são conclusões do intelecto de uma mente já habituada a pensar de maneira lógica, algo que ela ainda não é capaz de fazer conscientemente.

A didática silenciosa dos sentidos no processo de aprendizagem das crianças...

Mas, para seus sentidos, tocar em objetos é algo que a conforta. E quanto maior a quantidade de sentidos que seja capaz trabalhar ou exercitar ao mesmo tempo com aquele acessório ou brinquedo, mais apegada e atraída por ele se sentirá. Ocorre que involuntariamente, sem que ela pense, seu cérebro primitivo, onde estão gravadas as instruções básicas de sobrevivência, ordenará que seus sentidos sejam testados a todo instante. Daí sua enorme necessidade de pegar e sentir tudo que esteja ao alcance de suas mãos, sem preconceitos, sem cuidados, sem receio.

Usar os sentidos à exaustão é o preparo básico e natural que sua psique precisa neste primeiro estágio de vida. É lá onde serão gravadas informações essenciais, tais como, aquilo que é coisa desagradável e agradável. Nesse processo inicial, também suas predisposições temperamentais serão reforçadas, e nesse aspecto, a influência da mesologia é um fator determinante.

Este é o ponto de onde todo escopo de sua personalidade será traçado. Daí nascerá o Modus Faciendi, a maneira de agir ou comportar-se daquele indivíduo. A partir desse degrau a criança começa a formar seu modo peculiar de interpretar como aparentemente “este mundo” funciona.

Ao apegar-se a um objeto, brinquedo ou qualquer outra coisa, ela começa a desenvolver sua memória lógica, e logo sentirá necessidade de repetir aquela experiência sensorial. A repetição é necessária porque o cérebro precisa disso para ser capaz de gravar uma informação de maneira definitiva. Eis o motivo pelo qual irá preferir alguns e rejeitar outros. E os preferidos serão aqueles que ofereçam mais recursos para exercitar simultaneamente seus vários sentidos.

A Identificação da Criança com o Meio com o qual interage...

Sentir-se-á amparada ao depender daquele objeto, pois sua mente já começa a procurar pequenas vínculos ou muletas sobre as quais pretende se apoiar. O fato de criar o hábito de usar aquele objeto muitas vezes, na sua mente, faz iniciar o processo de identificação pessoal com seu mundo. E através desses vínculos sua personalidade começa a se formar, assim como suas preferências, e tudo isso a depender da sensação de conforto ou prazer que aquele objeto é capaz de lhe proporcionar.

Deste ponto em diante ela começa a comparar a sensação obtida a partir daquela experiência com as demais que terá durante todo seu processo de crescimento. Pode ser um timbre de voz, uma música, um gesto tátil de carinho, um som desagradável ou agradável, uma agressão ou susto, e assim por diante.

Como ela nada conhece do novo mundo que tem diante de si, à medida que cresce, só é capaz de aprender por meio da imitação. Por isso tenderá a repetir dos adultos, seus costumes, manias, medos, alegrias, vícios, tristezas, e tudo mais que seus apuradíssimos sentidos sejam capazes de captar. E mais uma vez, precisará repetir à exaustão cada uma destas coisas até fixá-las como memórias definitivas em seu cérebro. Cria-se assim um novo indivíduo; cresce um novo veículo humano, mas com a mesma antiga mentalidade, manias e vícios, que os adultos já possuem.

O Papel dos Adultos na formação cognitiva infantil...

Nós como adultos e educadores, conscientes deste fato, temos a real possibilidade e oportunidade de criar neste novo indivíduo uma nova mente, de modo a não repetir nossos velhos e bizarros vícios, alienações, medos, amarguras e erros. Também podemos simplesmente ignorar o fato e apenas repetir a mesma e antiga mentalidade patológica que já conhecemos tão bem; uma herança já recebida de nossos pais e avós.

Isso implica em resgatar o mesmo padrão de violência e insensatez que carregamos ao longo da linha do tempo. Enfim, trata-se de uma decisão pessoal: ou repetimos todos os protocolos e postulados doentios que regem nosso atual modelo de mundo, ou nos rebelamos e criamos um padrão comportamental absolutamente novo para nossos filhos, com base no bom senso, caso tenha nos restado algum.

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos autores ou Site.

Siga-nos nas Redes Sociais

• Outros Artigos Publicados

Cadastro Newsletter:

Informe-se sobre as novidades do Site


Mensagem Enviada com Sucesso!

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.
Email: contato@sitededicas.com.br

Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos autores ou Site.

Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br

Pensando Fora da Caixa
Copyright © 2022 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - contato@sitededicas.com.br