Home
  • Pais e Educadores
    Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos
  • Atividades e Jogos
    Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado
  • Serviços
    Dicas de Links Educativos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
  • Redes Sociais
    Youtube Instagram Pinterest Facebook
×

Dicas para Pais e Educadores

Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos

Sala de Leitura

Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado

Atividades e Jogos

Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos

Serviços

Dicas de Links Educativos

Contato

Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

Redes Sociais

Youtube Instagram Pinterest Facebook

Curso Criação de Atividades Recreativas
Aula 2 - Como Trabalhar a Criatividade na Concepção de Modelos Didáticos
Página: 2/3

Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 02 de Janeiro 2025

"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento...

Curso de Criação de Atividades Didáticas

"A vida é um movimento sem explicação, e a compreensão do fato de que não há explicação para este movimento, nos torna iguais..."

Atribuindo um Real valor didático a uma Atividade:

Educador amestrador

O desenvolvimento e aplicação de uma Atividade Recreativa para um grupo de alunos ou pessoas, necessariamente, deve ter apenas um propósito que é o de Educar e criar algum Lastro ou fundo psicológico de valor no indivíduo.

Por Lastro Psicológico de Valor, queremos dizer, ensinar com as Atividades, de maneira divertida e ao mesmo tempo inserir nas brincadeiras elementos que também favoreçam o desenvolvimento psicológico e ético do indivíduo. Estes podem ser valores morais, emocionais, comportamentais, ou a capacitação para que o aluno se torne mais questionador, curioso, autoconfiante, paciente, tolerante, organizado, disciplinado, solidário; um verdadeiro solucionador de problemas na vida adulta.

E embora não seja uma tarefa fácil conseguir encaixar tudo isso dentro do escopo de uma Atividade Recreativa, com um pouco de conhecimento da psicologia infantil, podemos fazê-lo com relativo sucesso.

Vejamos o caso de uma Atividade Recreativa onde o preceptor, com base no seu conhecimento sobre o comportamental infantil, poderia lhes ensinar de modo indireto, sem que percebessem, por exemplo, O ato de Aprender a Solucionar Problemas.

Exemplo de uma simples atividade que ilustra este princípio de maneira bastante clara.

A faixa etária é importante, mas, não uma regra inflexível. Lembrando apenas que algumas crianças de um mesmo grupo etário podem ter uma percepção sensorial maior, mais desenvolvida, capacitando-as à solução de problemas de uma forma mais criativa que outras do mesmo grupo.

Estas são as exceções, e como tal deverão ser tratadas. Não podemos ignorar as exceções, estas precisam de uma atenção diferenciada. Se for Déficit de Aprendizado, podemos incluir o indivíduo em grupos normais. Nos demais casos, devemos organizar os grupos de acordo com seus níveis cognitivos.

Um status que merece atenção especial é a Motivação. Todos precisam de motivação para realizar tarefas. Por Motivação entenda-se o desejo de ganhar ou ser recompensado pelo dever cumprido. As pessoas tendem a agir apenas se estiverem adequadamente motivadas, e sem compensações, logo se tornam frustradas. Por outro lado, a promessa de recompensa cria o sentimento de competição e o medo do fracasso.

Por isso vale alertar que as melhores Atividades serão sempre aquelas sem um contexto capaz de incitar o sentimento de competição. Deverá o educador preferir aquelas cujo conteúdo esteja focado no sentimento da Cooperação ou Autosuperação. Estas dão ao indivíduo a força de que precisam para extrapolação dos seus próprios limites, pontos falhos e gargalos existenciais. Terão assim uma Motivação mais consistente e duradoura, uma vez que sempre estarão querendo provar para si que são capazes de realizar algo, e não apenas atuando como protagonistas de uma peça teatral concebida para exibição pública, como ocorre no modelo tradicional.

Sabendo o preceptor que a natureza original da criança é sua capacidade de explorar por tentativa e erro na ânsia de fazer a coisa certa a partir dos tropeços cometidos, vamos colocar sobre uma mesa, três caixas de diferentes tamanhos, conforme a ilustração da Figura 1:

Curso de Criação de Atividades Didáticas

Figura 1

Examinando a Questão das Caixas:

Suponha agora a seguinte condição inicial: É preciso carregar de uma só vez as três caixas, e o mais importante, pulando numa só perna, sem deixar cair nenhuma delas. Sabendo-se que para carregar qualquer uma das caixas você precisará usar simultaneamente as duas mãos. Por outro lado, o fato de ser obrigado a carregá-las pulando numa só perna, praticamente elimina a possibilidade de empilhá-las umas sobre as outras. Assim, como fazer para carregar as três ao mesmo tempo, sem que nenhuma delas caia no chão?

Claro que alguns conseguirão resolver o problema, outros não. Para aqueles que não conseguirem, dê a seguinte informação adicional: “As caixas menores cabem dentro das maiores.” Esta informação sugere que pensem antes de qualquer tomada de decisão, criando assim o primeiro sentimento de que, diante de um problema de qualquer natureza, independente de opiniões, uma análise em torno do mesmo é um quesito necessário.

Diante de uma atividade deste tipo trabalhamos simultaneamente o Raciocínio Lógico, a Estratégia e a Dedução, atributos que capacitam o indivíduo para a solução de problemas de natureza concreta. Trabalha-se também a noção de Espaço, Volume, etc. Outras qualificações importantes que podem ser desenvolvidas além destas são: Planejamento, Criatividade, Coordenação Motora, Organização e Atenção.

O Planejamento é aquela qualidade que proporciona ao individuo a capacitação para traçar suas metas e objetivos com disciplina, controle e Organização. Sem planejamento o senso de organização não existe, o que torna inviável a conclusão de qualquer projeto.

A Coordenação Motora é o atributo necessário do qual necessita o indivíduo para entender, manipular e interagir com o mundo concreto ou sensorial à sua volta. Diz respeito às formas e limites, espaço, natureza e movimento de todas as coisas que fazem parte do nosso mundo. Entender o funcionamento e utilidades das coisas faculta o indivíduo a usá-las de maneira consciente, um conhecimento útil para a solução dos problemas do dia a dia.

A Atenção parece ser o mais importante de todos, pois capacita o indivíduo a perceber seu mundo com lucidez e a aprender a partir das experiências. Um indivíduo desatento não sabe ouvir, e, portanto, torna-se incapaz de aprender. Uma correta Atenção proporciona ao indivíduo um modo de agir Disciplinado, Criativo e Organizado. É o atributo responsável pela criação e fixação de todas nossas memórias, as lembranças de informações para futuras aplicações.

Continuar Lendo...
  • 1
  • 2
  • 3

Veja nosso novo Canal no YouTube!


Siga-nos nas Redes Sociais

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.

O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.

Email: sitededicas@gmail.com

Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução de qualquer parte do conteúdo desta página para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Pensando Fora da Caixa
© Copyright 2025 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - sitededicas@gmail.com