Home
  • Pais e Educadores
    Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta aos Pais Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos
  • Atividades e Jogos
    Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos
  • Leitura
    Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado
  • Serviços
    Dicas de Links Educativos
  • Contato
    Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco
  • Redes Sociais
    Youtube Instagram Pinterest Facebook
×

Dicas para Pais e Educadores

Frases Impactantes para Guardar na Memória Dicas Capacitação Profissional Educação Integral e Holística Dicas para Pais e Educadores Testes Psicológicos para Autoavaliação Conflitos Pais e Filhos Um Grito de Alerta Pensando Fora da Caixa Dicas de Cursos online 100% Gratuitos

Sala de Leitura

Contos Infantis Ilustrados Contos da Carochinha Contos Infantis sem Texto Fábulas de Esopo Ilustradas Contos Imprevisíveis Histórias Edificantes Folclore Tradicional Brasileiro Folclore Brasileiro por Região Piadas Infantis Humor Ilustrado

Atividades e Jogos

Atividades Recreativas para Imprimir Guia de Atividades Escolares Desenhos para Colorir Curso Criação de Atividades Escolares Enigmas Lógicos Ilustrados Desafio Super Memória QUIZ Online Jogos Educativos

Serviços

Dicas de Links Educativos

Contato

Quem somos Nós Política de Privacidade Termos de Uso Fale Conosco

Redes Sociais

Youtube Instagram Pinterest Facebook

Curso Criação de Atividades Recreativas
Aula 2 - Como Trabalhar a Criatividade na Concepção de Modelos Didáticos
Página: 3/3

Autor: Site de Dicas[1]
Revisado e Atualizado: 02 de Janeiro 2025

"Em um ambiente acolhedor e repleto de desafios não existe aluno indisciplinado, desmotivado ou desatento...

Curso de Criação de Atividades Didáticas

"Se o Princípio da Dúvida não se torna um preceito educacional dos mais relevantes, então, todo processo cognitivo declinará em direção à estupidez..."

Como adaptar uma Atividade já existente para novas Aplicações:

Curso de Criação de Atividades Didáticas

Muitas vezes uma atividade tradicional, como, por exemplo, um jogo consagrado, pode ganhar novas funções, às vezes até diferentes do seu propósito original.

O tradicional Jogo-da-Velha, por exemplo, pode inicialmente ser aplicado para desenvolver a Atenção e o Raciocínio Lógico, mas se refletirmos um pouco mais é possível dar-lhe novas funções de grande valor didático, sem descaracterizar, no entanto, sua proposta inicial.

Por exemplo, vamos usar o tabuleiro do jogo, conforme a Figura 1 abaixo, onde serão distribuídos nove círculos coloridos. A tarefa do aluno seria então embaralhar os círculos, de modo que na mesma linha, não se repetissem cores iguais.

Uma das possíveis soluções é mostrada na Figura 2. Podemos criar outras situações, com outros objetos ao invés dos círculos. Poderão ser formas geométricas, objetos, números, ilustrações com animais, frutas, e desse modo se tornaria possível trabalhar também o conhecimento de outras formas, a diversidade, etc.

Curso de Criação de Atividades Didáticas

Figura 2

Existem inúmeras formas de adaptações que podemos fazer com todas as demais Atividades tradicionais. Desse modo, é possível reciclar praticamente todas as atividades já consagradas, deixando-as sempre novas, atualizadas, adaptadas aos novos tempos, realidades e necessidades; direcionando-as para projetos específicos. Nesse caso, a imaginação do educador será o limite.

Uma Introdução às Experiências Chave:

São representações, concepções, que descrevem o desenvolvimento social, cognitivo e físico das crianças na sua primeira fase de formação que ocorre entre dois e meio até os cinco anos de idade. Mas, estas concepções podem ser livremente adaptadas para todas as faixas etárias, e até mesmo servir como modelo para avaliação de profissionais adultos já qualificados.

Cada item – eles são em número de quatro – focaliza uma experiência que é essencial para o Desenvolvimento das Capacidades que surgem nesta idade. No seu conjunto, as Experiências-Chave proporcionam um quadro detalhado das atividades típicas das crianças desta faixa etária, assim como dos tipos de conhecimentos dos quais necessitam. São utilizadas como guias pelos educadores para observar, compreender e apoiar os interesses e capacidades das crianças neste período crítico de sua formação.

Estão organizadas em quatro grupos:

  • Socialização;
  • Representação (uso da memória adquirida) e Linguagem;
  • Classificação e noções de Sequência, Números, Espaço e Tempo;
  • Desenvolvimento Físico.

Vamos aqui descrever o significado de cada um destes tópicos, no entanto, apenas alguns aspectos do item Socialização serão comentados.

Características de cada item dos Quatro Grupos:

Socialização: Aqui a criança desenvolve o sentido da iniciativa e confiança em si mesma e nos outros. As crianças gostam de se relacionarem e de compartilhar suas experiências com as demais. Por isso é comum frases do tipo: “Eu sei como é que se faz isso”, “Eu te mostro como fazer isso”, “Aquele menino ou menina está triste, acho que está doente...” O desejo de compartilhar seu mundo com os outros, sem competição, é o primeiro Despertar de Inteligência que ocorre numa criança. Este tipo de inteligência, que não é aquisição de conhecimentos teóricos, é algo intuitivo; uma condição que com o tempo será substituído pelo desejo de poder e disputa; uma forma já corrompida de pensamento que o meio social institui e incentiva.

Linguagem e Representação: A criança é encorajada a falar sobre suas atividades e realizações; sobre o que sente e o que deseja com o uso das próprias palavras. Ao expressar com palavras suas experiências e sentimentos ela se torna mais consciente das descobertas feitas e mais capacitada a fazer uso deste conhecimento no futuro. As experiências-chave de Representação, como as de Linguagem, ajudam a criança a lembrar, reviver e aplicar aquilo que já sabe. Assim, poderá Recordar e Interpretar suas Experiências através de jogos dramáticos, desenhos, pinturas, construindo coisas que conhece com blocos de madeira, barro e outros materiais.

Classificação e Noções de Sequência, Números, Espaço e Tempo: As crianças têm a oportunidade de utilizar e compreender as relações entre as coisas do seu mundo; quais as Semelhanças e as Diferenças entre Objetos; onde se localizam as coisas no espaço e no tempo; como poderão a partir de uma coisa dar origem à outra, e assim por diante. Desse modo, descobrindo e compreendendo os objetos que ilustram seu mundo, elas adquirem a sensação de controle sobre si, autossuficiência ou independência.

Desenvolvimento Físico: O desenvolvimento da capacidade de coordenação, consciência do corpo e o sentido de prazer corporal, são condições que apóiam a socialização e o processo de aprendizagem das outras coisas. Assim, em vez de objetivos impostos pelos adultos à criança, pelo uso das Experiências-Chave, poder-se-á identificar com as atividades de sua preferência. Isso torna mais fácil para o adulto dar apoio aos interesses dela e ajudar no processo de autoconsciência do que está fazendo. Mais consciente dos seus interesses, pontos fortes, qualidades e virtudes, a criança se torna mais lúcida ao aplicar seus conhecimentos às novas descobertas; isso acaba por ajudar de maneira decisiva no seu desenvolvimento Cognitivo e na formação da Inteligência.

Examinando a Questão das Caixas:

Suponha agora a seguinte condição inicial: É preciso carregar de uma só vez as três caixas, e o mais importante, pulando numa só perna, sem deixar cair nenhuma delas. Sabendo-se que para carregar qualquer uma das caixas você precisará usar simultaneamente as duas mãos. Por outro lado, o fato de ser obrigado a carregá-las pulando numa só perna, praticamente elimina a possibilidade de empilhá-las umas sobre as outras. Assim, como fazer para carregar as três ao mesmo tempo, sem que nenhuma delas caia no chão?

Claro que alguns conseguirão resolver o problema, outros não. Para aqueles que não conseguirem, dê a seguinte informação adicional: “As caixas menores cabem dentro das maiores.” Esta informação sugere que pensem antes de qualquer tomada de decisão, criando assim o primeiro sentimento de que, diante de um problema de qualquer natureza, independente de opiniões, uma análise em torno do mesmo é um quesito necessário.

Eis alguns Tópicos que poderão ser Abordados com as Experiências-Chave do grupo Socialização, que como foi dito antes, será o único que trataremos em detalhes neste curso:

  • Fazer e exprimir escolhas, planos e decisões.
  • Reconhecer e Resolver Problemas.
  • Compreender e saber demonstrar sentimentos.
  • Saber lidar com as próprias necessidades.
  • Compreender rotinas e expectativas relacionadas com eventos futuros.
  • Ter sensibilidade para os sentimentos, interesses, necessidades pela história pessoal e dos outros.
  • Saber relacionar-se com outras crianças e adultos.
  • Saber trabalhar em equipe e praticar jogos coletivos sem o sentimento de disputa ou antagonismos.
  • Desenvolver formas e processos para lidar com conflitos entre pessoas.
  • Entender que O Mundo é de Todos e não exclusivamente de uma só pessoa.
  • Aprender a compartilhar as descobertas úteis e rejeitar as inúteis.
  • Entender o que é Tolerância, Paciência, Solidariedade e Afetividade.
  • Aprender que o esclarecimento e o aprendizado só podem existir a partir do Princípio da Dúvida genuína, do questionamento imparcial.

Próxima Lição:
Aprendendo a Identificar os Materiais Úteis

Lição Anterior:
Pensando em Atividades Didáticas

  • 1
  • 2
  • 3

Veja nosso novo Canal no YouTube!


Siga-nos nas Redes Sociais

Notas:[1]
Editoria de Educação do Site de Dicas.

O Curso: Criação de Atividades Recreativas com fins Educativos foi elaborado pelo nosso corpo docente para uso exclusivo do Site de Dicas.

Email: sitededicas@gmail.com

Nota de Copyright ©
É expressamente Proibida a reprodução de qualquer parte do conteúdo desta página para fins comerciais sem a autorização expressa do autor ou site.

Pensando Fora da Caixa
© Copyright 2025 - https://www.sitededicas.com.br - Todos os Direitos Reservados
É Proibida a Reprodução Total ou Parcial de Qualquer Conteúdo deste Site para Fins Comerciais
Termos de Uso
Fale Conosco - sitededicas@gmail.com