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Uma Atividade Mágica para Cultivar o Hábito da Leitura entre crianças e jovens entre crianças e jovens

Autor: Alberto Filho[1]
Atualizado: 02 de Janeiro de 2025

Neste Artigo, o autor ensina uma Atividade simples, mas que parece Mágica, quando o assunto é despertar e Cultivar nas crianças o Hábito pela Leitura.
"O Hábito da leitura é tão importante na formação de qualquer criança ou jovem que a ele deveria ser conferido o status de Especialidade Acadêmica..."
Uma Atividade Mágica para Cultivar o Hábito da Leitura entre crianças e jovens entre crianças e jovens.
Foto de Andrea Piacquadio - pexels.com

"O que aconteceria se as crianças pudessem ler para os adultos?"

Observação Importante:
Quando usamos termos, tais como, "Pais, Filhos, Alunos, Professor ou Educador", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.

Examinando novas possibilidades didáticas para uma nova pedagogia:

Veja a seguir uma atividade, que embora seja absurdamente simples, é capaz de despertar no seu filho ou aluno o gosto pela leitura. Neste caso, abordaremos o processo da leitura de livros. Sobre o indiscutível papel dos quadrinhos como potencializador do hábito de leitura, iremos debater em detalhes em outra ocasião.

Trata-se de uma atividade que vai ajudar sua criança ou aluno a tomar gosto pela leitura. As dicas se aplicam às crianças entre 4 e 12 anos de idade, com possibilidade de adaptação para faixas etárias maiores.

O primeiro passo é conversar com a criança e descobrir seu gosto literário, caso tenha algum. Isto é, você vai precisar saber com que tipo de assunto, gênero ou categoria literária ela mais se identifica. Caso não tenha nenhum ou não saiba, chegou a hora de você usar sua criatividade e despertar nela uma preferência, mesmo que depois de algum tempo seja descartada e substituída por outra que ela mesmo vai escolher.

Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:

Concluída esta etapa, desafie seu filho para leitura. Isto é feito do seguinte modo: Primeiro leia você mesmo um livro que trata de um assunto do qual ela gosta. Deixe que ela veja você lendo. Se fizer isso discretamente, sem prévio aviso, o efeito será ainda mais eficaz.

Não tente chamar atenção para o fato de estar lendo, especialmente se você não cultiva o hábito regular da leitura, uma vez que ela é capaz de perceber o artifício, e assim seu plano irá por água abaixo.

Ao Sentir-se incluída a criança ou jovem imediatamente cria expectativas positivas e se torna mais receptiva, motivada e criativa:

Se o adulto já é leitor, e o fato não é mais segredo para ninguém, então pode agir com naturalidade. Ao ler o livro, procure demonstrar as emoções que sente a partir do que está lendo. Isto é: ria, faça comentários baixinho como se estivesse falando sozinho. Se mais alguém estiver presente comente sobre o assunto de maneira positiva com esta pessoa, e assim por diante. Isso vai incitar ainda mais a curiosidade da criança.

Ao perceber que vocês gostam da mesma coisa, ela vai receber uma enorme injeção de ânimo e sua Autoconfiança e Autoestima ganharão pontos extras. E ela pensará: “Imagine só, um adulto que têm o mesmo gosto literário que eu...”

Agora o segredo: Quando terminar de ler, não lhe ofereça o livrinho. Ao invés disso, coloque-o em lugar visível e acessível. Depois converse com ela sobre outros assuntos, e finalmente sobre histórias do tema que ela prefere. Só então comente sobre o que acabou de ler.

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Como isso é feito em etapas, a pressa pode estragar tudo. Assim, em outra ocasião, diga que comprou um livro para ela ver. Enfatize, deixe claro, que se trata de uma obra especial.

Importante: Em momento algum a obrigue a ler. Dê-lhe o livrinho e pronto. Pode ser que num primeiro contato ela apenas vá folhear as páginas para explorar o terreno onde vai pisar mais tarde.

Eis uma observação importante. Neste caso, o seu comportamento como Pai ou Orientador é o fator que vai determinar o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja bem, não é "aquilo que pode determinar", e sim "o que vai determinar."

Toda criança, com raras exceções, gosta de livrinhos com:

Ilustrações bem feitas. O conteúdo deve necessariamente conter desenhos ou ilustrações. Para as crianças, especialmente as menores, as fotografias são deprimentes e sóbrias demais para seu mundo. Pode até ser um modo de fuga à realidade, mas é assim que é, e neste momento, não adianta tentar entender os motivos. Saiba apenas que fotos, para elas, são menos interessantes que as ilustrações.

Os desenhos ou ilustrações deverão refletir claramente o que está no texto. Isto serve para que ela seja capaz de associar a escrita à ideia por trás do contexto. Em cima disso, por meio de sua imaginação e com a ajuda de imagens mentais, ela irá tentar criar sua própria concepção daquele ambiente e drama, e montar virtualmente a cenografia de toda trama.

São importantes as ilustrações, uma vez que servirão de sugestão para a definição das associações necessárias à construção virtual de cada ambiente ou mundo. Sozinha, sem a ajuda destes aportes, neste momento, ela é incapaz de fazer isso, uma vez que seu cérebro ainda está construindo seu acervo de experiências, para se tornar capaz de associar corretamente palavras e imagens, às respectivas sensações e significados.

Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:

Criança adora livros com Folhas de textos curtos:

Texto claro, de preferência com palavras que ela já conheça – esta não é uma regra obrigatória.

Livro com poucas páginas; uma média de 15, para as crianças menores.

E assim, é chegado o momento da ação. De posse do livro, após tê-lo folheado, use então o Argumento Mágico. Peça para que ela Leia o Livrinho dela para você!

Ao fazer isso, demonstre contentamento, expectativa e segurança no que diz. Isso vai incitar a confiança dela. Isso se consegue com a entonação certa da voz; tom firme, normal, sem titubear, com segurança, serenidade e contentamento, como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo.

Diga também que tem interesse no livro. Nesse ponto, toda insegurança comum numa criança, própria do gesto de oferecer ou compartilhar alguma coisa de sua preferência com os adultos, tenderá a desaparecer.

Uma criança tende a se fortalecer psicologicamente ao sentir-se importante para o adulto...

Durante a leitura, caso deseje, você pode interromper para fazer algum comentário ou questionamento, mas sempre relacionado com a história ou assunto. Também, antes de começar, diga-lhe que se tiver alguma dúvida sobre o significado das palavras, deve ficar à vontade para perguntar. Melhor ainda, palavras que julgue mais complexas, interrompa a leitura, e questione com bom humor: "Você sabe qual é o significado desta palavra?"

Use seu bom senso e faça comentários complementares sem que ela peça, ao menos sobre aqueles termos que você julgar mais apropriados, e até como uma maneira de enriquecer o texto; mas não exagere, o excesso de interrupções poderá deixá-la insegura.

É importante que você saiba de uma coisa: Ela só fará perguntas se confiar em você, ou ainda se você lhe tiver dado autorização explícita para fazer isso. Está feito. Ela está pronta e sem mais nenhuma inibição.

Finalmente, seja paciente e nunca a corrija. Diga apenas que não entendeu com clareza algum parágrafo, e assim por diante. Neste caso, você poderá até pedir para que faça comentários pessoais e livres, de acordo com a compreensão dela.

Pode ser que, ao longo da leitura, a entonação de sua voz sofra algumas alterações, tais como, redução no volume, o que é normal. Solicite, de forma cordial, sem ordenar, com muito humor e gentileza, que ela fale um pouco mais alto. Para a criança, isso significa que você está de fato interessado na leitura e sua motivação aumentará ainda mais.

Ao perceber que ela está cansada, peça para fazer uma pausa e aproveite o momento para fazer comentários sobre a história. Os sintomas de cansaço são: mudanças constantes na posição do corpo, olhares discretos para os lados tentando mudar o foco dos olhos, respiração inquieta, bocejos, tentativa de deitar no chão ou sofá, ou ainda o ato de folhear o livro contando as folhas restantes. A depender do caso, combine com ela que o restante da leitura pode ficar para outra hora.

Consolidando os laços de autoconfiança e amizade com a criança:

Por fim, converse com ela sobre a história, conto ou drama que acabou de ler, sempre demonstrando grande satisfação e interesse. Caso seja a primeira vez que ela faz a leitura, é possível que não tenha entendido o conto com muita clareza, já que apenas crianças maiores conseguem ler para os outros e ao mesmo tempo prestar atenção ao contexto da leitura.

Diga o quanto gostou da história e da leitura; faça comentários positivos. Faça associações de casos do cotidiano com aqueles contextualizados na história, e Deixe no ar a sugestão, mas não de maneira explicíta, de que gostaria de repetir a experiência.

É importante você saber que a criança se sente naturalmente importante quando lhe confiam tarefas cujo resultado os adultos apreciam. Ao sentir-se necessária e incluída, seu nível de Autoconfiança e Motivação se consolida.

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Os efeitos benéficos desta prática para sua personalidade são definitivos. Assim, a semente do hábito da leitura foi plantada de maneira simples, natural, sem as pressões, conflitos ou traumas de uma obrigação, em clima de harmonia, como tudo que é verdadeiro deve ser. E o mais importante, com a repetição desta e outras vivências, os vínculos afetivos serão definitivamente consolidados.

Recomendação Final:
Peça que ela leia para você outras vezes, mas não exagere. Dê-lhe mais livros, valorize, incentive, discuta cada sugestão que ela apresentar. Acompanhe-a na hora de comprar ou escolher os livros. Use sua criatividade para aplicar a mesma abordagem em sala de aula!

Em tempo, caso ela se interesse por quadrinhos, não hesite e aceite a oferta. Apenas tome o cuidado de escolher gêneros não pautados na violência gratuita, tramas voltadas ao belicismo, contextos negativos e mórbidos, ou às temáticas patológicas.

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Notas:[1]
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Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É orientador e Consultor em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também ilustrador e escritor de contos infantis e adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.

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