30 Reflexões sobre a vida que Pais e Educadores deveriam ler sem pressa para depois Memorizar
Autores: Jon Talber e Alberto Filho[1] Conteúdo Atualizado: 16 de Julho de 2024
Neste Artigo os autores apresentam 30 Pensamentos sobre comportamento, educação, inteligência e conflitos humanos, que poderão servir como reflexões para nossas meditações diárias.
"Inteligência não é uma qualidade que adquirimos ao final da jornada, mas, ao invés disso, no princípio, quando resolvemos caminhar em busca de respostas..."
"O autodidatismo é aquela qualidade com a qual o indivíduo aprende a aprender todos os dias, sempre reciclando a qualidade da sua cognição e amplificando o status de sua compreensão..."
A Importância dos Pensamentos para Reflexões Pessoais em nossas vidas...
“Quando fatos concretos desmentem a história como nos contaram, isto implica em afirmar que nem sempre a história como nos contam retrata a realidade dos fatos. Para o bom entendedor a mensagem é simples: sempre devemos duvidar de tudo, até mesmo das nossas mais consistentes certezas...”
Refletir sobre o viver deveria ser uma especialidade dentro de todas as pedagogias e academias de ensino deste mundo. Afinal de contas, a compreensão de um mínimo sobre o papel existencial do homem certamente nos colocaria numa condição pró-ativa capaz de direcionar nossos esforços em busca de algum objetivo de vida verdadeiramente importante.
No passado, os Aforismos, Meditações ou Máximas eram lições ou argumentos usados como “instrumentos” que nos poderiam conduzir à dúvidas mais profundas a respeito dos gargalos existenciais do homem.
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São frases curtas ou pensamentos cujo significado ajuda o leitor a traçar uma linha pensênica sobre assuntos pontuais ou genéricos, mas sempre com a intenção de que reflita profundamente sobre uma ideia ou conceito antes de tirar suas próprias conclusões.
A seguir o leitor vai encontrar 30 Reflexões que Pais, Educadores e demais interessados deveriam ler sem pressa para depois Memorizar, que enfatizam assuntos diversos, tais como Educação, Conflitos e Contradições humanas, Inteligência e Comportamento.
30 Pensamentos, Frases, Máximas e Meditações para uma Reflexão mais profunda sobre os diversos aspectos do Viver
A Criatividade Integral é aquela condição que permite ao indivíduo transformar um problema em solução, e o mais importante, sem dar origem a outros.
O desejo crônico por mérito ou reconhecimento pessoal é o principal ingrediente da autocorrupção, ressentimentos, frustrações e mágoas.
Fazer uso de uma especialidade ou qualificação como métrica para aferir inferioridade e superioridade dentro do bioma social humano, é o mesmo que usar a palma da mão como medida eficaz para mensurar o tamanho do universo.
O status que representa a Inteligência não está contido no repertório cultural ou nível de erudição de um indivíduo. Compreender que nada disso representa a Inteligência já sinaliza uma discreta evidência de sua presença.
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Inteligente não seria aquele indivíduo que por possuir mais conhecimentos está mais apto a solucionar grandes problemas, e sim aquele que dotado de um mínimo é capaz de criar grandes soluções.
Inteligente também não seria aquele sujeito capaz de solucionar os mais complexos problemas humanos, e sim aquele incapaz de criar mesmo o mais simples deles.
A Inteligência possível de ser mensurada por meio de gabaritos ou protocolos não passa de sabedoria de varejo, aquele saber a granel disponível nas prateleiras dos quiosques e tabuleiros das feiras livres acadêmicas especializadas na venda de ingredientes para fabricação de conflitos.
Eis um fato que apesar de absurdamente óbvio, para muitos, é quase uma revelação: O pai ou educador que não ensina seu filho ou aluno a pensar antes de falar, certamente terá diante de si um aluno que fala sem pensar.
Para uma criança pequena sem discernimento, tanto o mau quanto o bom exemplo recebidos na rua, em casa ou na escola, não passam de simples instruções ou ensinamentos que acabarão por fazer parte de sua cognição e personalidade, e a utilidade que dará a cada uma destas coisas vai depender do caráter do seu mestre.
O valor de uma orientação se mede pelo grau de retorno positivo depois do seu uso, e não pelo status do pedigree social, protagonismo do autor ou patrono.
A boa orientação é aquela que não serve apenas ao beneficiado.
O bom exemplo sempre começa dentro de casa, e depois que vai às ruas, retorna cada vez mais fortalecido.
No desempenho de uma profissão Vocacional nunca há o sentimento de obrigação.
Para o Ego do homem comum, numa competição, não importa qual seja o valor do prêmio, e sim aquele sentimento de êxito diante do fracasso dos adversários.
Não deveríamos nos sentir bem diante da possibilidade de praticar uma bondade assistencial, mas, apenas quando não mais existisse a necessidade de praticá-la.
Bondade não é o efeito de um ato premeditado, nem uma ação subordinada a preceitos doutrinários, crenças ou protocolos sociais. Também não se trata de uma ação dependente da presença de um benfeitor e de um beneficiado, e sim um estado de espírito que não depende da presença de obras ou autores, beneficentes ou beneficiários.
Uma criança pequena, apesar de sua capacidade inata para pensar de maneira lógica e um dia talvez até de modo racional, ainda está sob o jugo do instinto de um animal irracional. Motivo pelo qual precisa ser orientada, disciplinada, contida da maneira adequada para não ferir a si mesmo, e principalmente, ao seu cuidador.
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Para uma criança não existem os excessos, mas apenas os resultados de suas abordagens ou investidas cognitivas na tentativa de solucionar os problemas ou desafios que o novo mundo coloca à sua frente.
Uma criança pequena não é capaz de deduzir a partir de seus próprios juízos que possa existir um problema sem solução. E por não ter medo de cometer erros, qualquer desafio colocado à sua frente representa apenas uma oportunidade para o exercício de sua criatividade.
O educador por vocação não se coloca como docente de um grupo de discentes, mas como discente de um grupo de docentes.
Chamar a atenção para uma falta, de modo a ajudar o infrator em seu processo de autorreciclagem, contempla duas condições: deverá ocorrer no exato momento do evento, e, salvo exceções, não deverá ocorrer sem o respectivo evento a servir de exemplo.
Quem busca a solução para um problema, em primeiro lugar, deve compreender por que aquilo representa um problema.
Informação não é instrução, e sim apenas a parte inicial de um caminho que poderá a ela nos conduzir.
Para educar pelo exemplo, em primeiro lugar, precisamos compreender o que é um bom exemplo. Não o exemplo analógico, aquele semelhante a uma receita de bolo ou protocolo social, e sim aquele que ensina com naturalidade, de modo passivo, não premeditado, e na maioria das vezes, sem o uso de palavras.
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Numa sociedade patológica criada a partir das distorções, seu modelo pedagógico mais edificante é o caos.
O educador que não se preocupa com sua própria cognição jamais irá permitir que seus alunos progridam além daquele patamar já alcançado por ele mesmo.
Em um debate onde se busca uma solução consensual, a questão principal não gira em torno da descoberta de quem está com a razão, mas apenas onde está o bom senso.
Esforço conjunto é quando todos se unem em busca de uma solução coerente para a resolução de um problema coletivo, e tudo isso sem levar em conta o status pessoal, qualificação, credo ou etnia de cada membro do grupo, e sempre de olho naquilo que é capaz de beneficiar a maioria.
O homem que compreendeu o que é a vida, já sabe que o viver faz parte dela, mas de maneira alguma a representa na íntegra.
Por fim, leia e releia este conteúdo, afinal de contas, a reflexão é uma condição que permite ao leitor ampliar o padrão de sua compreensão, abrindo muitas vezes espaço para a elucidação de dramas pessoais, conflitos ou gargalos existenciais que não se resolveriam de outra forma.
Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Pesquisador, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma rede social.
Alberto Filho - albfilho@gmail.com
É orientador e Consultor em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral e Holística. É também ilustrador e escritor de Contos infantis, Juvenis e Adultos.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.