"Devemos desconfiar da Educação em série, aquela que está disponível nas prateleiras dos supermercados ou varejões acadêmicos..."
Análise de Produtos Educativos - Continuação:
Dicas para Analisar um Produto de natureza Educativa:
Muitas vezes falha o educador quando não está qualificado para avaliar um produto que se autodenomina Educacional. Nesse caso, trata-se de um cego funcional, e assim também usará aquele produto, sendo incapaz de comprovar de fato, por incompetência técnica, seus reais benefícios cognitivos.
Confiar no testemunho ou avaliação positiva de um fabricante é o mesmo que acreditar na improvável possibilidade de se domesticar uma pulga.
Lembre-se de que o fabricante ou consultor tem apenas uma intenção, e esta é vender seu produto. Não confie cegamente. Seja capaz de atestar por si mesmo, por meio de investigação e da autoexperimentação, o que existe de verdade por trás das promessas.
Competências (Áreas Cognitivas) Exploradas/Trabalhadas:
Descreve quais Competências educacionais, ou áreas, ele trabalha, explora e desenvolve na criança ou usuário.Desenvolvimento pessoal:
Trata-se da avaliação das Habilidades Cognitivas exploradas, tais como: Coordenação Motora, Habilidades com Linguagem, Lógica, Comportamento, e assim por diante.Leitura e Escrita:
Gramática, Análise Estrutural (Composição de Palavras), Análise Estrutural (Contrações), Interpretação de Texto, Compreensão, Escrita (Composição, Criação e Pontuação), Fonética, Vocabulário, Alfabeto, Reconhecimento das Letras.Aprendizado Preliminar - Maternal, Pré-escola, Alfabetização:
Examina se é um produto apropriado para as classes menores desde a pré-alfabetização. Sem esquecer de estudar os critérios qualificativos, de modo que seja possível aferir o nível de evolução cognitiva, com e sem o uso desse produto.Criatividade e Artes:
Examina os processos da Música, Artes Visuais, desenho a mão livre, escolha de cores e arranjos na organização de materiais.Matemática:
Contagem, Solução de Problemas, volumes, medidas, noção de espaço, etc.Ciências, Ciências Sociais e Estudos Sociais:
Aspectos gerais do meio social, tais como, saúde, invenções, costumes, mitos, tradições populares e culturais, história, Astronomia, Anatomia Humana, Meio ambiente, etc.Raciocínio Lógico e Analítico:
Matemática mais complexa, Discriminação Visual, atenção, organização, arranjos e tomada de decisões.Diversão:
Desafio Individual, nível de interação, capacidade de entretenimento, etc.Abordagem Educacional:
Descreve qual o uso mais apropriado, objetivo educacional ou cognitivo para cada produto, como, por exemplo, quais as qualificações que ele se propõe a potencializar.Instrução e Pré-qualificação:
Este produto introduz conceitos, explica o processo ou ensina habilidades e qualificações básicas.Treinamento e Aperfeiçoamento Qualificativo:
O produto está focado numa específica habilidade de maneira rotineira e repetitiva. Fornece prática para a aplicação apenas na área ou disciplina escolhida.Referência:
Este produto é uma fonte de pesquisa e informação em um uma ou várias competências.Exploração e Descoberta:
Este produto oferece a oportunidade para uso livre, interação e investigação.Ferramentas, Utilitários
Este produto pode ser usado para atividades domésticas, ou para criar documentos, ilustrações, quebra-cabeças, brincadeiras, projetos e outros.Jogo ou Aplicativo Educacional:
Este produto é um jogo de conteúdo educativo ou oferece alguma instrução, potencializa o processo cognitivo e ao mesmo tempo é capaz de entreter de maneira cativante e divertida o jogador.Muito Bom Para - Dicas de Aplicações:
Sugestões de como os Pais e Educadores poderão usar os produtos para atividades especiais. Apenas são mencionadas quando os produtos são apropriados para este fim.Cooperação, Trabalho em Grupo:
Este produto pode ser usado para desenvolver o trabalho em equipe ou para incentivar o contato e intercâmbio entre pares ou pequenos grupos de crianças.Hora de Descansar:
O Uso desse produto não envolve muita energia física e incentiva a atividade solitária e reflexiva. É melhor se usado antes de dormir ou a qualquer tempo quando a criança está com o nível de energia baixo.Viagem:
Este produto é pequeno o bastante para ser acomodado em bolsos ou sacolas de bagagem. Assim a criança pode passar o tempo de uma maneira construtiva, trabalhando sua cognição enquanto está no carro, trem, ônibus, avião, etc.Pais e Filhos:
Este produto é mais eficiente se os pais e os filhos participam da atividade juntos.Conclusão:
Não se limite a essa lista, acrescente itens que se adequam ao seu perfil de educador e técnica pretendida. Mas, de posse dessas dicas, você certamente já estará mais que qualificado para avaliar, sem medo de errar, qualquer produto educativo que tenha pela frente.Leia Também...
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Alberto Silva Filho - albfilho@gmail.com
É pesquisador das Ciências Cognitivas e orientador em educação infantil e adulta, inclusive da terceira idade, com especialização em Educação Integral. É também escritor de contos infantis e adultos, e um dos colaboradores fixos deste Site.
O autor não possui Website ou Blog pessoal.
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