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Como são criados os Hábitos Infantis - Como são criados os maus hábitos e os Desvios de Personalidade

Autores: Ester Cartago - Jon Talber[1]
Atualizado: 01 de Janeiro de 2025

Neste artigo os autores examinam de maneira clara e didática Como são criados os maus hábitos e os Desvios de Personalidade entre Crianças e Jovens.

"Quando examinamos os hábitos negativos e suas causas, não podemos deixar de fora um fator dos mais importantes, que é a sensibilidade infantil. Se bem compreendida, estaremos qualificados para tratar deste delicado assunto com inteligência e mais eficiência..."
Como são criados os Hábitos Infantis - Como são criados os maus hábitos e os Desvios de Personalidade</b>.
Imagem - By bilanol on stock.adobe.com

"Se o educador se recusa a reavaliar sistematicamente seu processo de autorreciclagem, torna-se então mais um dos inúmeros inimigos ativos da boa cognição..."

Observação Importante: Quando usamos a Expressão "O Pai ou os Pais, Educador ou Educadores", estamos nos referindo aos dois Gêneros, e não apenas ao Gênero Masculino.

Examinando a fisiologia e a qualidade dos velhos e novos hábitos

Lembre-se sempre de que, um hábito pode ser nocivo ou saudável. Se for capaz de tornar-se uma dependência, jamais poderá ser coisa saudável, mesmo que num primeiro momento, seja capaz de nos proporcionar alguma satisfação ou alegria.

Um hábito saudável o deve ser pelo prazer de ser vivenciado, mas sem dependência ou efeitos negativos, a curto, médio ou longo prazo. A audição de uma boa música, ou a leitura de um bom livro, podem se tornar hábitos agradáveis, desde que não se transformem em obsessões ou paranóias.

Se há dependência, isso acaba se tornando um vício ou alienação. Por exemplo, quando nos tornamos dependentes de elogios e méritos, provavelmente estamos diante de um quadro psicológico com prováveis repercussões negativas para o futuro.

Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:

O dependente de elogios, o será também de atenção, de aprovação incondicional para tudo que faça ou venha a fazer. Terá um Ego maior que ele próprio, e vai desejar ser o preferido, o centro das atenções, o mais importante, ou a vitrine com maior número de holofotes e espectadores. Será um crítico sem causa sempre disposto a menosprezar pontos de vista divergentes dos seus, assim como realizações que não tenham seu toque, opinião ou realce.

Diante dele, todos os demais terão importância apenas secundária, e nunca passarão de meros coadjuvantes, úteis apenas para suprir seus anseios ou servir de capachos para lhes estender o tapete por onde caminham. Os corruptos subjugadores, velhacos, políticos, delinquentes, déspotas e ditadores, possuem este perfil.

Quando condenamos ou repreendemos uma criança de maneira acintosa por um erro cometido, seja diante dos seus colegas ou irmãos, estamos criando um futuro adulto que será incapaz de dar um passo sem a prévia aprovação de alguém. É quase certo que se tornará um inseguro patológico. Inseguro, significa dizer, alguém insociável, com a autoestima baixa, com dificuldade para manter relacionamentos duradouros ou equilibrados; um sujeito fraco, sem iniciativa e com predisposição à melancolia e à violência.

Examinando a Questão dos Erros e frustrações na construção de nossa Personalidade

Um erro deve ser tratado como uma tentativa de acerto, ou como uma maneira inadequada de tentar fazer a coisa certa. Não deverá ser tratado como um erro aquela falha cometida por falta de habilidade ou imaturidade, ou até mesmo aquela atitude de revolta própria de uma reação a uma injúria ou agressão sofrida, o que difere daquela criança que intencionalmente cometa uma falta por simples exibicionismo ou capricho, de maneira calculada, acintosa, e sempre em busca de mais atenção ou protagonismo.

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Deixando de lado as exceções, que são aqueles erros intencionais, os demais, aqueles cometidos por imaturidade ou involuntariamente, merecem empatia e consideração. Trata-se de uma oportunidade única de ensinarmos de maneira lúdica, prática e objetiva, e sempre estudando as causas, como não se deve proceder. E neste caso, o erro torna-se um eficiente, inestimável e oportuno instrumento pedagógico para o pai ou educador, e de singular valor cognitivo para aquele jovem.

Veja também este vídeo publicado em nosso Canal no Youtube:

Lembre-se, a qualidade do tratamento que será dado a este erro poderá se tornar uma semente má ou boa na mente daquele jovem. E tem mais, sua capacidade de considerar, respeitar, compreender e empatizar com as falhas alheias, tudo isso vai depender do modo como inicialmente iremos abordar esta questão.

Um adulto inseguro e sem motivação, ou outro motivado e sempre disposto a recomeçar, eis o resultado que virá a partir da qualidade de nossa resposta ou interação com o problema, e isso inclui a forma da didática educativa que vamos usar para ilustrar esta abordagem.

A qualidade da sensibilidade da Criança ou Jovem é o que determina a natureza dos seus Hábitos

Uma criança, por ser sensível ao extremo, deve ser tratada com o devido zelo e descontos; como alguém que ainda não sabe, mas que poderá estar disposta a aprender. E isso vai depender, tanto do modo como interpretamos aquele ato e reagimos, quanto da nossa disposição em mostrar o caminho correto.

Sendo o adulto ansioso e intolerante, as crianças também irão adotar este tipo de conduta, o que acabará por criar um condicionamento negativo. E depois como adultos, simplesmente irão replicar tudo que aprenderam para os filhos, e o ciclo recomeçará, repetindo-se de maneira autônoma e inflexível, até o fim dos tempos.

Quando crianças e jovens são tratados com paciência e compreensão, também teremos indivíduos compreensíveis, tolerantes e dispostos a nos ouvir; a nos procurar nos momentos de suas aflições e crises, sejam elas demandas complexas ou simples, comuns ou íntimas.

E lembre-se sempre de que, ser criança não é um estado alegórico, possível de ser simulado por meio de pantomimas, mímicas e momices, como muitos adultos acreditam. Criança é um estado de ser dotado de uma inocência completamente dissociada da realidade adulta e, portanto, incompreensível para estes mesmos adultos.

Compreender a Criança ou Jovem ainda é o caminho mais apropriado para uma orientação Adequada

Ser criança é um estado existencial que não pode ser simulado, nem criado de maneira virtual com base nas aparências ou fórmulas, assim como julgam os estúpidos, aqueles indivíduos de mente estreita, que definem inteligência como a capacidade de saber imitar ou recitar longos textos após memorização.

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Ser criança é um estado indefinido; é a ausência completa de experiência de vida, sem vínculos maliciosos ou medos; sem projetos existenciais, sem juízos preconcebidos e uma qualidade de mente flexível impossível de ser compreendida pelos adultos. Uma mente com uma predisposição inata e uma motivação obstinada para aprender sempre mais. Uma mente inocente que é renovada todos os dias, sem motivos ou expectativas, e com uma disposição ímpar para recomeçar sempre.

Aprender todos os dias e sem motivos, eis uma cláusula que está além da capacidade de compreensão do homem comum. Ali, em sua pequena mente sem repertório intelectual relevante, de cognição zero, não há a perspectiva de lucros ou méritos, nem a opressão das Crenças, Ritos e Superstições da tradição; sem medos de qualquer natureza. Uma condição mental, cujo significado para os adultos, vai muito além de seus protocolos e princípios acadêmicos, estudos científicos, regras sociais, e até mesmo além dos limites de sua mais criativa imaginação.

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Jon Talber - jontalber@gmail.com
É Pedagogo, Pesquisador, Antropólogo e autor especializado em Educação Integral e Holística.
O autor não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Ester Cartago - estercartago@gmail.com
É Psico-orientadora especializada em Educação Integral e Holística, Antropóloga, pesquisadora de Fobias Sociais e também escritora.
A autora não possui Website, Blog ou página pessoal em nenhuma Rede Social.

Mais artigos do autor em: https://www.mundosimples.com.br

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