Compiladores: Jon Talber e Alberto Grimm[1]
Revisado e Ampliado: 16 de Maio de 2024
"Em nosso tempo, o indivíduo que se recusa a seguir a multidão, corre um sério risco de ser considerado um alienado social..."
Quando examinamos um conflito pessoal à luz do bom senso, fica bastante claro que os protagonistas não estão interessados em solucionar um problema, e sim de deixá-lo nas mãos de apenas um deles.
Muitas vezes, o maior problema do conflito tem como causa a resistência do protagonista em abrir mão de uma das opções de escolha disponíveis.
O conflito humano tem início quando o homem se recusa a abrir mão de suas escolhas, e termina quando ele não tem mais escolhas das quais possa abrir mão.
O paradoxo do conflito é a existência de uma condição onde dois ou mais protagonistas lutam entre si pelo direito de ter mais direito.
O efeito mais expressivo de uma decisão precipitada é o arrependimento.
Numa sociedade patológica criada a partir das distorções, seu modelo pedagógico mais edificante é o caos.
União só representa força quando o objetivo de grupos parceiros é o mesmo.
Um dos mais importantes conflitos humanos está na falta de argumentos capazes de justificar a maioria deles.
Não há decisão tomada sob jugo da emoção cujo resultado não seja a frustração.
Ter capacidade e habilidade para resolver conflitos não é grande coisa; aprender a evitar que venham a se manifestar, isto sim é coisa de grande relevância.
O homem transformou o conflito pessoal em coletivo apenas como uma engenhosa maneira de transferir suas culpas e frustrações para os outros.
Harmonia só é possível quando antagônicos se ajudam mutuamente, embora seus objetivos sejam diversos.
A discordância, ao contrário do que se pensa, não evidencia de modo irrefutável que o discordante está com a razão, ou vice-versa.
Possivelmente, a coisa mais fácil do mundo é falar mal dos outros; ser capaz de resistir a tentação de ouvir alguém falando mal dos outros, certamente, é a mais difícil.
Na maioria das vezes, quando pedimos conselhos a outra pessoa, o que dela esperamos obter como resposta, é apenas uma concordância com aquilo que já temos em mente.
Jon Talber - jontalber@gmail.com
O autor é Escritor, Pedagogo especializado em Educação Integral e Consciencial e Filósofo Taoísta.
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Consciencial.
Os autores não possuem Websites, Blogs ou páginas pessoais em nenhuma Rede Social.
Mais artigos dos autores em: https://www.mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.