Compiladores: Jon Talber e Alberto Grimm[1]
Revisado e Ampliado: 16 de Maio de 2024
"Em nosso tempo, o indivíduo que se recusa a seguir a multidão, corre um sério risco de ser considerado um alienado social..."
Embora muitos desejem mudar, poucos são aqueles dispostos a abrir mão de velhos hábitos.
Pouco adianta procurar um novo caminho sem arredar os pés dos velhos.
Quando o homem olhar para seu passado e for capaz de perceber com absoluta lucidez que este olhar agora está no presente, uma significativa mudança em sua postura já terá ocorrido.
Para o homem atual, um simples corte de cabelo representa uma mudança radical.
O descontentamento ainda é a única condição capaz de levar o homem a periodicamente avaliar a necessidade por mudanças.
Se cada família humana representa um microcosmo de toda humanidade, pela mais elementar lógica, qual poderia ser o primeiro lugar onde deveriam ocorrer as mudanças necessárias que depois iriam se refletir no resto do mundo?
As mudanças não ocorrem com o tempo, mas apenas quando o tempo é eliminado.
Quando não mais restar falhas pessoais perceptíveis capazes de ser recicladas, eis que é chegada a hora de começar a reciclar as virtudes.
O profissional que realiza seu trabalho por vocação não é aquele missionário encarregado de trazer uma boa nova, mas antes disso, ele já é a própria boa nova.
Uma cura ocorre quando pensamos no processo curativo, e nunca apenas na doença.
Se sua casa está em chamas, você deixaria para resolver a questão depois ou agiria imediatamente? Isto é senso de urgência. Sem o senso de urgência, nenhuma mudança pessoal é possível.
Se você não elege o senso de urgência como principal gestor para conduzir sua vontade de mudar, as mudanças jamais acontecerão.
Uma ação prioritária é sempre um trabalho que, além de precisar ser feito, periodicamente deverá ser refeito, para que jamais venha a perder seu efeito.
Toda mudança pessoal cuja motivação é apenas o desejo por mérito ou reconhecimento público, não passa de simples campamha de marketing para autopromoção.
Mudança é um movimento de natureza interna que se manifesta como ordem externa.
O homem concebeu um modelo de mundo à sua imagem e pontos de vista, apenas para que fosse capaz de acomodar, sem retoques ou restrições, seus caprichos e desejos patológicos mais extravagantes.
Embora muitos estejam dispostos a mudar, raros são aqueles se mostram dispostos a descobrir quais são as mudanças necessárias, e raríssimos são aqueles que mostram disposição para investir nelas.
Talvez o maior o obstáculo às mudanças ainda seja a falsa crença de que, por regra, qualquer mudança interna não é possível sem uma gestão externa.
Jon Talber - jontalber@gmail.com
O autor é Escritor, Pedagogo especializado em Educação Integral e Consciencial e Filósofo Taoísta.
Alberto Grimm - albertogrimm@gmail.com
Antropólogo, Publicitário e Escritor. Especialista em Psicologia do Trabalho e Relações Humanas. É também pesquisador e Consultor em Recursos Humanos, Treinamento e Seleção, Requalificação Profissional, Educação Integral e Consciencial.
Os autores não possuem Websites, Blogs ou páginas pessoais em nenhuma Rede Social.
Mais artigos dos autores em: https://www.mundosimples.com.br
Nota de Copyright ©
É Proibida a reprodução Total ou Parcial deste conteúdo para fins Pessoais ou Comerciais sem a autorização expressa dos Autores ou Site.